EM FERNANDÓPOL

Carreata 'Outubro Rosa' será na próxima semana

Carreata 'Outubro Rosa' será na próxima semana

Publicada há 8 anos

Assessoria de Imprensa – HC de Jales 


O Hospital de Câncer de Barretos realizará, no próximo dia 7 de outubro, sábado, a carreata anual em comemoração ao mês de prevenção ao câncer de mama, o “Outubro Rosa”.


Segundo a enfermeira responsável pela unidade de Fernandópolis, Tânia Silveira Lourenço “os participantes seguirão motorizados (carro e moto) a partir das às 8h30, com o acompanhamento de um carro de som e policiamento pela Avenida Dr. Antonio Milton Zambon, Avenida Augusto Cavalin, Avenida Expedicionários Brasileiros, fazendo a rotatória sentido Avenida Líbero de Almeida Silvares, virando na rotatória do Auto Posto Petrominas (Rua Vergniaud Mendes Caetano), Rua São Paulo, Avenida Paulo Saravali, onde faremos o encerramento da carreata na Praça da Matriz”.


A carreata do Outubro Rosa tem como objetivo chamar atenção da sociedade, alertando as mulheres sobre a importância da prevenção através da realização do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o médico radiologista especialista em mama, Dr. Alexandre Vinicius Rodrigues da Silva, a realização de mamografias periódicas de rotina em mulheres assintomáticas entre 50 e 69 anos reduz a mortalidade pela doença, uma vez que a detecta mais precocemente. Estudos na faixa etária entre 40 e 49 anos ainda são controversos, mas em nossa rotina também é recomendado.


“É importante lembrar que a detecção precoce também proporciona a possibilidade de tratamentos menos invasivos e custosos para a paciente com uma melhor e mais rápida reabilitação. Participar do rastreamento mamográfico e obter um diagnóstico precoce são atos de amor para consigo mesma e uma vitória para todas as mulheres.”, destacou Dr. Alexandre.


Mulheres na idade de 40 a 49, que tiverem mais de um ano do seu último exame e as de 50 a 69 anos, que tiverem mais de dois anos, poderão entrar em contato com a unidade pelo telefone (17) 3465-5560 ou se dirigir no endereço Av. Dr. Antonio Milton Zambon, 1510 para o agendamento do exame de mamografia tendo os seguinte documentos RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência . 

“A unidade tem capacidade de oferecer mais de 1.200 exames e mamografia por mês, e a procura no mês de outubro aumenta significantemente devido a grande divulgação sobre a importância da prevenção, contudo orientamos as mulheres que seu exame será agenda para os próximos meses, não deixando de realizá-los, visto a importância do mesmo para o diagnostico precoce do câncer de mama”, finalizou Tânia.


CASOS EM HOMENS

De acordo com o Dr. Alexandre, o câncer de mama também acomete homens, porém é raro “Eles representam apenas 1% do total de casos da doença (INCA). A mama masculina não se desenvolve como a feminina e qualquer nódulo que altere a sua conformação será precocemente identificado em um exame clínico. Esta característica anatômica somada a uma baixíssima incidência liberam os homens de participarem do programa de rastreio do câncer de mama. No entanto, na vigência de sinais ou sintomas o médico sempre deverá ser consultado.” alerta.


Carreata alertará mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama 





últimas