SECOM
O Dia Nacional de Combate à Sífilis é comemorado no terceiro sábado de outubro, por isso, a equipe multiprofissional do CADIP (Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas) de Fernandópolis reúne-se na manhã deste sábado, 21, na Praça Joaquim Antônio Pereira, no Centro da cidade, para oferecer testes rápidos gratuitos à população.
Também neste mês, o dr. Maurício Fernando Favaleça, médico infectologista do CADIP, capacitará os profissionais médicos e enfermeiros do município e da microrregião sobre o diagnóstico e tratamento de sífilis em adultos, gestantes e crianças.
Sífilis é uma infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual que começa como uma ferida indolor. A sífilis desenvolve-se em estágios, e os sintomas variam conforme cada estágio. A primeira etapa envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase é caracterizada por uma erupção cutânea. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração.
As pessoas podem ter: dores nos músculos, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite. Na região genital: úlceras indolores. Também é comum: dor de cabeça, dor de garganta, erupção nos pés e nas mãos, inchaço dos gânglios ou perda de peso. O tratamento consiste no uso de penicilinas. Os parceiros sexuais também devem ser tratados.

Equipe de profissionais atenderá a população gratuitamente no período da manhã