DENGUE

'Semana de Mobilização de Combate ao Aedes' é realizada no município

'Semana de Mobilização de Combate ao Aedes' é realizada no município

Palestras, reuniões e oficinas fazem parte da programação

Palestras, reuniões e oficinas fazem parte da programação

Publicada há 8 anos

SECOM 


Dados foram apresentados em reunião do Comitê de Mobilização para o Controle da Dengue 



A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis realiza de 23 a 27 de outubro a “Semana de Mobilização de Combate ao Aedes”, com a intenção de mobilizar a comunidade e eliminar os focos do mosquito causador de doenças como a dengue, zika e chikungunya.


Serão realizadas várias ações como reunião com as comunidades dos bairros do Jardim Paraíso e Brasilândia; oficina na Escola Estadual José Belúcio; palestras nas escolas municipais Coronel Francisco Arnaldo da Silva, João Garcia Andreo e José Zantedeschi, Igreja Presbiteriana e AVCC (Associação de Voluntários no Combate ao Câncer).


De acordo com o Comitê de Mobilização para o Controle da Dengue, Fernandópolis registrou em 2017, até a semana passada, 11 casos de dengue; nenhum de zika vírus; e seis de chikungunya. Embora a quantidade de dengue esteja menor em comparação a outros anos, a população deve permanecer atenta, especialmente devido o surgimento e aumento de casos de outras doenças, como a chikungunya.

Durante o mês de outubro foi realizada em Fernandópolis a Avaliação de Densidade Larvária, quando foram trabalhados 1.913 imóveis, sendo que encontraram sete recipientes com larvas e o Índice de Breteau ficou em 0,3. Esse índice consiste na avaliação dos níveis de infestação de uma determinada área geográfica, num dado momento. Lembrando que o nível tolerado é de até 0,9, sendo 1.0 estado de alerta.


Dicas para afastar o Aedes aegypti

Tampe os tonéis e caixa d’água;


Mantenha as calhas sempre limpas;


Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;


Mantenha lixeiras bem tampadas;


Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;


Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;


Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;


Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.




últimas