SECOM
O ‘Cras Nova Era’, em parceria com a Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos - Unidade de Fernandópolis, realizou uma palestra sobre com o tema: “Prevenção ao Câncer de Mama”, com as participantes da oficina "Refletindo a Vida", do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). A palestra foi ministrada pela enfermeira Iracélia Lima, do Hospital de Câncer, que deu orientações sobre o câncer de mama, sintomas e formas de prevenir a doença. Ela ressaltou que “a prevenção é o melhor remédio para a cura dessa enfermidade”.
Para o vice-prefeito e secretário de Assistência Social e Cidadania Gustavo Pinato, a atividade fechou com “chave de ouro” a programação de trabalho dos CRAS durante o Outubro Rosa. “Parabenizo toda nossa equipe pelas ações realizadas nesse mês, para ajudar a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Porém, é importante lembrar que a luta contra a doença não se resume apenas a esse período do ano. As mulheres têm que estar em constante alerta para evitar contrair esse mal, que como sabemos, pode levar, em muitos casos, até à morte.”
A oficina "Refletindo a Vida" é voltada a mulheres acima de 18 anos acompanhadas pelo Programa de Atendimento Integral à Família- PAIF e beneficiárias dos programas de transferência de renda. O objetivo do grupo é promover a integração intergeracional, a participação das mulheres da comunidade e o empoderamento feminino, buscando potencializar ações que fortaleçam os vínculos entre os membros, e que ainda, valorizem o conhecimento e a cultura das famílias, e que trabalhem a elevação da autoestima, o protagonismo e a autonomia das mulheres.

Os encontros acontecem todas as quartas-feiras, das 14h às 15h.