SAÚDE ANIMAL

Cuidados essenciais com bolas de pelo em gatos

Cuidados essenciais com bolas de pelo em gatos

Publicada há 8 anos


Quem tem um gato em casa sabe direitinho todos os passos dele e sabe que ele vai separar aqueles longos períodos para o ritual da lambeção por todo o corpo. É um contorcionismo só para alcançar todos os lugarzinhos do corpo e isso tem uma intenção nobre: ficar limpo. Não é segredo para ninguém que os felinos fazem parte do time de animais mega-higiênicos e esse hábito da lambedura tem uma finalidade importante, mas também possui efeitos colaterais que são as bolas de pelo em gatos.

 

As bolas de pelo são comuns em gatos. Com as sessões de limpeza do corpo, alguns pelos ficam presos na língua, são engolidos e como o organismo não é capaz de digerir, eles precisam ser expelidos de alguma forma – o mais comum é que seja pelo vômito, mas também pode acontecer por meio das fezes. Quando essa situação se dá eventualmente e o felino não apresenta nenhum outro sintoma, como alteração do apetite, significa que está tudo normal.


"O problema é quando o animal não consegue eliminar as bolas de pelo e elas acabam se acumulando no sistema digestivo. Com o tempo esse acúmulo pode desencadear uma obstrução intestinal, que em alguns caso só pode ser resolvida com uma intervenção cirúrgica", explica o médico veterinário, Marcello Machado.


Segundo Machado, esse quadro é mais frequente em animais de pelo médio e longo, mas nenhum gato está livre – por isso, o melhor que se tem a fazer é tomar todos os cuidados necessários para evitar a formação dessa bolas.


Como evitar bolas de pelo em gatos

Um dos principais protagonistas no combate às bolas de pelo é a alimentação do gato. "Dê preferência a rações fabricadas com proteína de fontes nobres, que proporcionem melhor aproveitamento dos nutrientes e sejam enriquecidas com compostos que atuem na eliminação das bolas de pelo", pontua o médico veterinário.

 

E como não poderia ser diferente, a escolha do melhor petisco para gato também deve ser certeira; afinal, o petisco – além de gostoso – deve ajudar seu lindinho a ter mais qualidade de vida.


"Outro cuidado que não pode faltar é a escovação do gato, que ajudará a retirar os pelos mortos e isso reduzirá a quantidade ingerida pelo animal durantes das sessões de lambedura", finaliza o médico veterinário.



últimas