DEBATES

'Melhores Amigos' promove roda de conversa com alunos

'Melhores Amigos' promove roda de conversa com alunos

Parceria entre escola Andreo e CCZ trabalha ações em defesa dos animais

Parceria entre escola Andreo e CCZ trabalha ações em defesa dos animais

Publicada há 6 anos

SECOM

 

Em andamento desde o mês de setembro, o projeto “Melhores Amigos”, desenvolvido através de uma parceria a Escola João Garcia Andreo e o Centro de Controle de Zoonoses, voltado aos alunos do 5º ano do ensino, realizou mais uma importante etapa na manhã desta terça-feira, 28.


O veterinário e coordenador do Centro de Controle de Zoonose, (CCZ) Dr. Milano Tonissi, participou de uma roda de conversa com os alunos, ocasião onde foram debatidos diversos temas relacionados às doenças dos animais, dentre eles a questão da leptospirose, toxoplasmose, esporotricose e arranhadura de gatos.

As crianças também aprenderam sobre as questões relacionadas à transmissão, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento com os animais. No próximo dia 09 acontece a final do projeto, com a exposição de animais e apresentação da coleta de dados realizados pelos alunos, disponível a toda comunidade.


A intenção é estimular o envolvimento da população por meio dos alunos e destacar a importância dos cuidados básicos necessários com os animais domésticos, como: alimentação, vacinação, castração e outros, para que assim possa diminuir o número de animais abandonados e os riscos da propagação de doenças na cidade.


As atividades são coordenadas pelas professoras Franciele de Paula Afonso Farinelli e Maria Elisa dos Santos Segato, com o auxílio do veterinário Mileno Tonissi, do Centro de Zoonoses, da assessora pedagógica Izabel Cristina e participação da comunidade do bairro Bela Vista.


METAS

Entre os objetivos do trabalho estão: esclarecer sobre a necessidade dos cuidados essenciais com os animais; discutir medidas com a intenção de conscientizar a população acerca dos maus-tratos e abandono de animais; incentivar a adoção dos animais acolhidos; levantar dados ao entorno da escola sobre a situação dos animais (carteirinha de vacinação); conhecer as doenças transmitidas pelos animais domésticos por meio de pesquisas e textos informativos; elaborar cartilha educativa para conscientização da comunidade sobre os cuidados com seus animais e os riscos de doenças, enfatizando a importância da castração para evitar o número excessivo de animas abandonados; e exposição de animais.




Veterinário Mileno em encontro com alunos da escola Andreo  





últimas