
Lívio Vono, Gil Cipriano e Carlos Magno estarão hoje, a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez
01 - Olá amigos e amigas desta coluna um grande abraço. Estamos de volta. Semifinais do Paulista rolou solta no último final de semana e surpresas aconteceram. Não pela eliminação do Palmeiras, mas sim do Corinthians. E você que começa a ler as onze notícias pode até, com toda razão até porque, opinião não se discute, não concordar conosco. Mas começamos com uma pergunta: Pode o Corinthians ter ficado fora das finais deste “mequetrefe paulistinha?
02 - Claro que não, segundo a opinião deste colunista. Ora, um time que ainda está em construção como e o caso do Timão, mas que tem um treinador que é um dos melhores do mundo, até porque tirar leite de pedra não é para qualquer um, time que faz a melhor campanha durante toda a fase classificatória, que tem a melhor defesa e o melhor ataque não poder jogar às finais em razão de um esdrúxulo regulamento é ou não é o fim do mundo? Claro que é.
03 - E olha que por pouco, mas por pouco mesmo quase que ficam para as finais as duas equipes que menos fizeram pontos na fase de classificação. Se o Palmeiras tivesse jogado um pouquinho da bola que e capaz, o Peixe também teria dançado o que seria uma injustiça se falando de pontos conseguidos na primeira fase. Por isso, e por muitas coisas mais nossos dirigentes devem parar de serem submissos à FPF e CBF e tomarem jeito quando forem assinar os regulamentos.
04 - É bom frisar que os mata-matas sempre trazem mais emoções e dinheiro para os cofres dos clubes, mas nunca nas semifinais devem ter um só jogo. Quem pode afiançar que se Timão e Verdão tivessem uma segunda partida contra Santos e Audax não poderiam eles estarem fazendo as finais do paulista. Todo mundo que conhece um pouco de futebol sabe que tem dia que as coisas não dão certo para qualquer equipe.
05 - E mais, jogo de semifinais em estádios como a Vila Belmiro não se pode deixar de frisar também que futebol nos dias de hoje é conhecimento e dinheiro. A Vila recebeu treze mil torcedores, dos quais onze mil e poucos pagaram ingressos para uma arrecadação de pouco mais de seiscentos mil reais que tiradas as despesas coube a Santos e Palmeiras, por ser jogo? Mico, em torno de duzentos mil reais. E depois os dirigentes vem com aquela conversa mole de que não conseguem segurar seus craques. Não vão conseguir nunca desse jeito.
06 – Só para refrescar a cabeça do caríssimo leitor ou leitora desta coluna: quantas pessoas pagaram ingresso na partida entre Corinthians e Audax no Itaquerão? Mais de quarenta e duas mil? Quanto esses torcedores deixaram em dinheiro como pagamento desses ingressos para as duas agremiações? Quase quatro milhões de reais. É muita coisa, a diferença é descabida. E se fossem duas partidas nas semifinais? Quanto embolsariam cada clube? Tem ou não tem que mudar?
07 - Amanhã Audax e Santos começam a decidir o Paulistinha que não vai a lugar nenhum porque não dá direito a nenhuma competição maior ao campeão e vice. Primeiro jogo no acanhado estádio do Audax, em Osasco. Ali cabem no máximo, mas no máximo mesmo doze a treze mil torcedores dos quais oitenta por cento serão de santistas. E se esse jogo fosse realizado no Pacaembu, quantos torcedores estariam lá? Quanto entraria de dinheiro para o Audax. Mas o gênio Vampeta que responde pela presidência do time bateu o pé e quis o jogo em casa.
08 - Fala sério, e o senhor Modesto Roma, presidente do Peixe bater o pé para também jogar na Vila, que não cabe quinze mil torcedores, a segunda partida está certo? Só para ele e seus dirigentes praianos. Depois não tem dinheiro para pagar prêmios, salários, direitos de imagens e ficam devendo ate a bun... para os cofres estatais. Também nunca pagam, pois sabem que depois os governos de Brasília, que brincam com o nosso dinheiro parcelam tudo sabendo que também não receberão os parcelamentos.
09 - E o mais interessante é ver a grande mídia não bater duro nisso tudo. Ficam fazendo uma média desgraçada. Os canais de TV e as rádios grandes, jornais e revistas enaltecem o paulistinha como se fosse uma Copa dos Campões da Europa. Lógico que é para valorizar o seu produto. Coisa feia. Falam que o Audax é o “carrocel” moderno do futebol plajeando a seleção holandesa de 1.974 e que até hoje não ganhou uma Copa do Mundo.
10 - A mesma coisa faziam eles quando há mais de vinte anos
surgiu um tal de Mogi Mirim jogando do mesmo jeito do Audax de hoje. Também pensavam que tinham descoberto a pólvora. Deu no que deu. A diferença é que aquele Mogi ainda revelou um Rivaldo que o Corinthians não soube valorizar e foi se dar muito bem pelos lados do Palestra Itália. E como se deu bem indo para o Barcelona e ter sido escolhido, em razão de estar lá, mais um brasileiro como melhor do mundo. Pobre futebol brasileiro, pobres dirigentes, coitados de nós incautos torcedores.
11 - Hoje mais uma vez estaremos na tela do Canaldez da TV Cabo MIX, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo a partir das 12h na companhia de Gil Cipriano, nosso PVC e de Carlos Magno jornalista deste diário, apresentando a Mesa Redonda do Futebol. Até sábado se Deus quiser. Perguntinha da semana: Se o Audax for campeão paulista, quantos de seus jogadores serão convocados para a seleção brasileira??