ENSINO SUPERIOR

Prouni oferece 164 bolsas integrais e 90 parciais para Fernandópolis

Prouni oferece 164 bolsas integrais e 90 parciais para Fernandópolis

Programa Universidade para Todos (Prouni) abre na próxima semana inscrições para 1.298 bolsas de estudos integrais ou com 50% de desconto em faculdades de Rio Preto e região

Programa Universidade para Todos (Prouni) abre na próxima semana inscrições para 1.298 bolsas de estudos integrais ou com 50% de desconto em faculdades de Rio Preto e região

Publicada há 6 anos

Da Redação 


Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e sonha com uma vaga no ensino superior tem 1.298 oportunidades em Rio Preto e região. Esse é o número de bolsas integrais e parciais (com 50% de desconto) para cursos presenciais e a distância oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), do governo federal.


Os cursos são nas áreas de Biológicas, Exatas, Humanas e Tecnológicas e conferem diplomas nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Há vagas inclusive para medicina, com 23 bolsas integrais e parciais em Catanduva e Fernandópolis.


Os cursos com maior oferta de oportunidades são educação física, pedagogia, administração e direito. Juntos, somam 606 bolsas - 46,9% do total.


A protética Anne Caroline de Moraes, de 22 anos, pretende realizar o sonho de infância e ingressar na faculdade de odontologia. Pelo terceiro ano, vai tentar uma vaga - em períodos anteriores, não teve como arcar com os custos de uma faculdade particular e a pontuação não foi suficiente para entrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona alunos para instituições públicas. Agora, almeja uma bolsa integral. "Procuro me manter calma e não criar muitas expectativas, já que a concorrência é grande. Mas estou confiante", afirma.


Critérios e inscrições

Diferentemente do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o aluno não precisa pagar nada depois que concluir a graduação pelo Prouni. Somente precisam custear parte do ensino os candidatos que obtiverem bolsas de 50%. 


Podem concorrer às vagas do Prouni os alunos que fizeram o Enem em 2017, obtiveram nota maior que 450 pontos na média e não zeraram a redação.

Para efetuar a inscrição, o candidato precisa acessar o site https://siteprouni.mec.gov.br/. O prazo vai da próxima terça-feira, 6, até a sexta-feira, 9. É preciso informar o número do Enem e a senha mais recente cadastrada no exame. Caso o aluno tenha esquecido, o sistema oferece a possibilidade de recuperar esses dados.


As bolsas são destinadas a estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou particular, desde que tenham sido bolsistas integrais; professores da rede pública no exercício do magistério da educação básica. Os docentes não precisam comprovar renda.


Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.


Prouni primeiro semestre

1.012 bolsas integrais em cursos presenciais e a distância

286 bolsas parciais em cursos presenciais e a distância

Total de 1.298 bolsas na região em cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos


Rio Preto

359 bolsas integrais para cursos presenciais em Rio Preto

19 bolsas parciais para cursos presenciais em Rio Preto

130 bolsas integrais para cursos a distância em Rio Preto

96 bolsas parciais para cursos a distância em Rio Preto


Na região

Catanduva - 228 integrais

Votuporanga - 26 integrais

Santa Fé do Sul - 5 integrais

Fernandópolis - 164 integrais e 90 parciais

Olímpia - 81 integrais e 48 parciais

Ilha Solteira - 19 integrais e 31 parciais

Novo Horizonte - 2 parciais


Onde há bolsas para medicina?

Em Catanduva e Fernandópolis há bolsas integrais para Medicina.


Para quais cursos há mais bolsas?

Educação Física, Pedagogia, Direito e Administração.


Cronograma

Inscrições - De 6 a 9 de fevereiro

Resultado da primeira chamada - 14 de fevereiro

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2018 é preciso que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e obtido nota de pelo menos 450 pontos na média. O aluno não pode ter zerado na redação.


(Com informações do Diário da Região)





últimas