CULTURA EM AÇ

Projeto distribuirá livros gratuitos na Praça

Projeto distribuirá livros gratuitos na Praça

“Livros Livres” estimula crianças à leitura saudável e conscientiza os pais

“Livros Livres” estimula crianças à leitura saudável e conscientiza os pais

Publicada há 8 anos


Por Josanie Branco


Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, as pessoas desenvolvem a criatividade, a imaginação e adquirem cultura, conhecimentos e valores.


Conhecedores da importância da leitura, profissionais da E.E. Afonso Cáfaro desenvolvem em Fernandópolis o Projeto “Livros Livres”, idealizado e coordenado pelos professores Robson e Gisele Faria.



No próximo sábado dia 07, o projeto acontece na Praça da Matriz. A ideia é incentivar a leitura por meio da distribuição gratuita de livros paradidáticos dos mais diversos gêneros. “Escolhemos essa data em razão do comércio estar aberto o dia todo e devido o aumento do público na cidade e na praça por conta do Dia das Mães. Também comemorando esta data tão especial, estaremos presenteando, com uma singela lembrança, todas as mamães que forem até a nossa banca para escolherem livros para elas ou para os filhos”, comentou a professora Gisele.


O PROJETO



O “Livros Livres” é um projeto baseado em muitas ações culturais já realizadas no Brasil e pelo mundo.  Os livros são entregues às pessoas e estas ficam responsáveis por deixá-lo, após a leitura, em algum lugar de grande circulação de pessoas para que outro leitor o encontre e possa lê-lo, multiplicando o acesso a esse objeto tão precioso.


Para que a ação continue sendo desenvolvida com sucesso, a doação de livros é fundamental.  Quem quiser doar livros, pode ir ao evento do próximo sábado, na Praça, ou mesmo a escola. “Recebemos como doação livros paradidáticos (de leitura), revistas e gibis. Contamos com o apoio e colaboração de toda comunidade fernandopolense”, solicitou o professore Robson.  



O projeto já distribuiu um grande número de livros nas ações realizadas e trabalha em parceria com instituições e entidades, onde foram implantadas mini estantes que são “abastecidas” mensalmente com livros, para que toda população possa ter acesso à leitura enquanto aguarda atendimento.  A FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) também é parceira imprescindível desta ação e tem apoiado e colaborado de forma intensa para a execução do projeto.


Para entrar em contato com os professores na E.E. Afonso Cáfaro e saber mais sobre o projeto, ou mesmo fazer doações, a pessoa pode ir à escola que fica na Avenida Américo Messias dos Santos, nº 650, no bairro Esplanada, ligar no telefone 3442-1506, enviar e-mail para livros-livres@bol.com.br ou e026897@educacao.sp.gov.br ou acessar a página do Facebook CLICANDO AQUI- .


últimas