Mariangela Ange
Ciúmes não é prova de amor. É a falta dele.
Ciúmes não é prova de amor. É a falta dele.
Por Mariangela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana
Por Mariangela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana
Quantas e quantas vezes você já ouviu: "Eu morro de ciúmes de você porque eu te amo demais!"? Dentre outras diversas frases que associam o ciúmes ao amor.
Vamos esclarecer uma coisa aqui, ter ciúmes é estar inseguro acerca do amor do outro por você e isso só é possível quando você não confia em si mesmo, quando não há amor. Concorda?
Não há nenhuma razão aceitável que explique eu me sentir inseguro quando eu confio no quanto eu sou uma pessoa insubstituível ou, quando estou em um nível de maturidade tão alto que sou capaz de compreender que ninguém é de ninguém e todos são livres, até mesmo para não nos amar.
Não é fácil suportar a rejeição, por isso, acabamos misturando o amor com um sentimento tão inferior quanto o ciúmes, a posse, o controle. O ciúmes, muitas vezes, alimenta o orgulho, o ego do outro, fazendo ele se sentir querido, amado, desejado. Mas, é um jogo muito perigoso, pois, onde há orgulho, não há amor.
O medo de perder cria situações que acabam incitando discussões, acabam provocando o controle ou a perda dele. Cria esta insegurança. Cria dentro de nós uma sensação de escassez, como se fossemos ficar sozinhos para sempre ou, como se ficar sozinho fosse algo terrível.
Pensando por este ultimo ponto de vista, percebe o quanto o ciúmes está intimamente ligado a uma falta de amor, principalmente o amor próprio? Visto que a solidão é tão assustadora a ponto de você precisar prender o outro a você, impedindo-o de ser de qualquer outra pessoa que não seja você? E por que isso? Porque é difícil você suportar a ideia de estar consigo mesmo e enfrentar a si mesmo, amar a si mesmo, aceitar a si mesmo como a melhor companhia. É preciso que o outro lhe ame pra que você se sinta melhor?
Liberte-se do ciúmes. Liberte o outro também. Para ser amor precisa ser leve.