O vereador Maurilio Saves (PRB), apresentou o Projeto de Lei 32/2016, que dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos de telefonia celular e congêneres dentro de agências bancárias e instituições assemelhadas.
Segundo o vereador, o motivo do projeto é evitar que pessoas com má intenção fotografem o interior das agências bancárias ou até mesmo fiquem lá monitorando quem faz saques e passando informações para parceiros que estejam do lado de fora para realizarem a famosa “saidinha”.
Saves informou que apresentou o projeto “a pedido de bancários”, e que sua iniciativa, além de ter cunho de segurança, tem também um objetivo funcional. “Os bancários me pediram para apresentar este projeto. Alguns deles me informaram que o cliente fica falando ao celular na fila, e quando chega a sua vez não encerra a ligação, fica conversando na frente do caixa, o que acaba atrasando muito o atendimento.
Outro motivo é em relação à segurança, das agências e dos próprios clientes, porque pessoas mal intencionadas podem usar o telefone para a prática da ‘saidinha’ (furto comum a clientes logo que saem dos bancos), ou até mesmo para registrar como é o interior das agências”, afirmou o vereador.
O projeto foi lido na sessão desta terça, e deverá ir a votação na próxima sessão, que ocorrerá no próximo dia 08.