Por Diário da Região
As placas dos carros brasileiros vão ser alteradas para os padrões do Mercosul. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (8) no DOU (Diário Oficial da União).
Segundo a decisão publicada no DOU, a nova placa deve ser implementada até 1º de setembro de 2018 para veículos novos, em processo de transferência de município ou propriedade ou quando houver a necessidade de substituição de placa.
Para os outros casos, a nova placa deve ser implementada até dia 31 de dezembro de 2023 pelos Órgãos ou Entidades Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal.
O modelo padrão já é usada na Argentina e no Uruguai e segue o estilo visto na União Europeia. Há uma tarja azul, a bandeira do Brasil e uma combinação de letras e números.
A placa contará ainda com um chip e um código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.
A nova placa foi apresentada em 2014, com previsão de estrear no Brasil em janeiro de 2016. Porém foi adiada duas vezes, primeiro para 2017 e depois sem prazo definido.