EDUCAÇÃO

Nova EMEI Prof. Renato Zocca é inaugurada

Nova EMEI Prof. Renato Zocca é inaugurada

Publicada há 6 anos

SECOM


Com o propósito de melhor atender seus alunos, a EMEI Professor Renato Zocca tem novo endereço. Na manhã desta sexta-feira, 09, a Prefeitura de Fernandópolis inaugurou o prédio novo, localizado na rua Angelo Del Grossi, 225, Boa Vista. A unidade atende a cerca de 140 crianças com idades entre oito meses a quatro anos, em período parcial.


“É um imenso prazer recebê-los aqui hoje para esta inauguração. Agradeço a Deus pelo imenso prazer de conviver com essas crianças cheias de energia e amor. À família do professor Renato Zocca, colegas diretores, professores e pais, que depositam em nós sua confiança, nossa imensa gratidão”, disse a diretora CathiaMirielle Rondina de Menezes.


Cathia contou ainda que a escola nova possui algumas salas que a antiga não tinha, como sala de leitura, brinquedoteca, sala de movimento e refeitório.

Representando a família Zocca, sua nora Claudenice Permigiani Zocca cumprimentou a todos que fizeram parte deste projeto. “Aqui é um local perfeito e, junto com a equipe pedagógica, a escola Renato Zocca é uma referência em Fernandópolis”, falou.


O deputado estadual Gilmar Gimenes falou que em todas as cidades por onde passou no estado de São Paulo não viu nenhuma escola na qualidade da Professor Renato Zocca. “Fui aluno de Renato Zocca e da sua esposa Elza; estudei minha vida toda em escola pública e fui para São Paulo ser aluno de uma das melhores faculdades de engenharia da época. Esta escola é o início de um processo de mudança na educação de Fernandópolis. Temos que lutar por outras melhorias no setor, mas um prédio decente como este já dignifica a sociedade e as crianças que por aqui passarem”.


A secretária de educação do município, Flávia Resende, ressaltou que para chegar a este momento foram necessárias muitas reuniões e visitas. “Nunca tive dificuldades em sensibilizar o prefeito com relação às causas da educação. Hoje, um de nossos sonhos está realizado. Mesmo com a escola em situações péssimas, a fila de espera era imensa, mas nossa cidade merece o melhor”, destacou.


Flavia falou ainda que a sociedade precisa também ver e falar das coisas boas que acontecem no município. “Ninguém imagina o trabalho que dá para fazer tudo isso”.

O prefeito André Pessuto ressaltou que é uma honra inaugurar a escola Renato Zocca. “Esta unidade educacional foi um dos sonhos da secretária de Educação, Flavia Resende. Visitamos o prédio antigo e percebemos que era necessário fazer algo e iniciamos em Fernandópolis uma coisa que vai ganhar espaço nacional, que é uma parceria com empresas para a construção de escolas. Uma unidade pública, desde o projeto até a sua inauguração, pode demorar até seis anos para se concretizar, este prédio, feito em parceria com empresário, conseguimos erguer em um ano”, falou.


Wesley Casale, amigo da escola Professor Renato Zocca, foi o responsável pela apresentação do projeto de construção. “Fico muito feliz em saber que plantei uma semente em Fernandópolis”, contou.


O vereador João Pedro, representando a Câmara Municipal, ressaltou que a inauguração de uma escola é um momento festivo. “Parabéns prefeito André Pessuto e secretária Flávia Resende por esta obra. Visito os prédios públicos e percebi que nossas escolas ficaram abandonadas por muito tempo, muitas estão em condições precárias, mas tenho certeza que o André fará o possível e o impossível para melhorar ainda mais, com a ajuda dos deputados Gilmar Gimenes e Fausto Pinato”.

 

 

PROFESSOR RENATO ZOCCA

Renato Zocca nasceu no município de Piracicaba em 06 de janeiro de 1923. Casou-se com a professora Elza Basso no ano de 1950. No ano de 1959 efetivou-se como professor por concurso público para ministrar aulas na cidade de Palmeira D´Oeste, no ano seguinte foi removido para cidade de Macedônia e, depois, transferido para o grupo escolar Joaquim Antônio Pereira (JAP), fixando, assim, residência em Fernandópolis. Sempre atuando no magistério e fazendo cursos, foi convidado para dar aulas de “Trabalhos Manuais” no Ginásio Estadual Líbero de Almeida Silvares, atual EELAS, onde se efetivou. Em 1972, conquistou a formação em Pedagogia, no ano seguinte concluiu o curso de Especialização em Educação Didática Geral, concluiu, ainda, nos anos seguintes, os cursos de Estudos Sociais e História. Trabalhando na EELAS, aposentou-se no ano de 1989.


Renato Zocca foi reconhecido como uma pessoa íntegra, cidadão atuante e excelente professor. Faleceu em 29 de dezembro de 2002, com 79 anos. Respeitado pelo seu trabalho como brilhante professor e valoroso cidadão, Renato Zocca tem seu nome perpetuado nesta instituição de ensino de educação infantil.   






Escola atende cerca de 140 crianças com idade entre oito meses e quatro anos 





últimas