Mariangela Ange

Deixa essa mala pesada e se livra de tudo o que te faz mal.

Deixa essa mala pesada e se livra de tudo o que te faz mal.

Por Mariangela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana

Por Mariangela Angeluci Siqueira - Psicóloga Clínica, Palestrante, Coach Vocacional e Terapeuta Reikiana

Publicada há 7 anos

Eu parei de me explicar quando percebi que as pessoas entendem apenas no nível de suas percepções.

É cansativo ter que se explicar pra todo mundo, como se devêssemos uma explicação pra tudo o que fazemos e para a forma como pensamos.

O ato de explicar-se confere a você a difícil tarefa de provar-se. Neste movimento de provar-se é que você constitui dentro de si uma insegurança quanto ao que você é, pois, a mensagem que você passa para a sua mente é que, se o outro não concordar com você, sua ideia é frágil, é fraca, ou até mesmo, errada. Você se sente fracassando quando não consegue convencer o outro dos seus ideais ou quando não consegue agradar e ser aceito.

Ter plena consciência de si, ou seja, conhecer-se e aceitar-se da maneira que é, e não como acha que deveria ser, te confere o poder de apenas ser, fazer e pensar como quiser, sem precisar se explicar pra ninguém, te confere a possibilidade de ser livre. Pois, quando você entende que cada um compreende as coisas a partir de seu próprio ponto de vista e, mais ainda, compreende que dois corpos não ocupam o mesmo lugar, ou seja, ninguém conseguirá enxergar exatamente da perspectiva que você está enxergando, e você também não enxergará exatamente da perspectiva que o outro está enxergando... isso te liberta. Te exclui da obrigação de ter que provar-se. Mas, lembrando que não te exclui da responsabilidade de respeitar a opinião do outro (só que isso é assunto pra outro artigo). Até porque, você consegue respeitar o outro com seus próprios pontos de vista. Sabe por que? Porque você começa a respeitar primeiro o seu ponto de vista e dá valor a sua própria jornada até chegar onde chegou.

Você tem sentido muito o peso de ter que se explicar o tempo todo? Provavelmente, este é um excelente momento para você começar a se aceitar.

É difícil percebermos, mas constantemente estamos levando pesos desnecessários em nossa bagagem da vida. E, quem dera fossem roupas. Nesse caso, são problemas, discussões, mágoas, ressentimentos, preconceitos, julgamentos.

Passou a ser normal estarmos tristes, preocupados, na correria, ansiosos e desorientados. Normal é estar cansado, estressado, cheio de trabalho pra fazer que até precisa levar pra casa. Normal é estar sem tempo, porque quem tem tempo é relógio ou desocupado.

Está todo mundo tão atarefado, atribulado e cheio de coisas para fazer que, se você está bem, é capaz até de se sentir mal por isso.

Chamei isso de "O mal-estar de estar bem".

Ter tempo pra você hoje em dia, muitas vezes atrai olhares e julgamentos acerca de você como se você fosse um completo estranho. É tão comum estar cheio de problemas que, de repente, não ter estes problemas te causa uma certa crise existencial.

Mas, ei... psiu! Preste atenção! Deixa essa mala pesada e não se culpe por estar bem ou chutar o balde... às vezes, sair sem lenço e nem documento, te liberta de tudo aquilo que te faz mal.




últimas