MOBILIZAÇÃO

Saúde faz campanha pela ‘Busca Ativa de Tuberculose’

Saúde faz campanha pela ‘Busca Ativa de Tuberculose’

Exames serão realizados em todas as unidades de Saúde do município

Exames serão realizados em todas as unidades de Saúde do município

Publicada há 7 anos

SECOM


 

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve durante esse mês de março uma ‘Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose’. Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) acentuam seus trabalhos na realização de exames para diagnóstico da doença, tratamentos, constatação de casos positivos e reforço nas orientações sobre a Tuberculose.


A Campanha faz parte de uma mobilização nacional pela “Busca Ativa de Tuberculose 2018”, que teve início no último dia 05 e se estende até o final do mês. As ações ressaltam o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, comemorado em 24 de março.


Em Fernandópolis, a Vigilância Epidemiológica constatou em 2017, 06 casos de tuberculose pulmonar, neste ano, até o momento, foram registrados 02 casos da doença.

 

 

SINTOMAS DA TUBERCULOSE

 

Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua residência, o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

 




últimas