A Unidade de Controle de Zoonoses de Ouroeste realiza um excelente trabalho de castração com animais de rua, resgatados por maus tratos. Um total de 187 animais, entre cães e gatos, já foram castrados de 2017 ao início de 2018. Estima-se que este ano o número de castrações será maior que o ano anterior, já que neste primeiro bimestre foram 48 animais castrados.
Os procedimentos são realizados todas as semanas na unidade de Controle de Zoonoses de Ouroeste. A equipe é formada por três médicos veterinários: Dra. Louziane A. Costa Amâncio, Dr. Jocimar Beluco e Dr. Rafael Abud, responsável pela unidade. Essas cirurgias são realizadas gratuitamente aos animais recolhidos pelo GAPA (Grupo de Amigos na Proteção Animal) e irão se estender a população de baixa renda. Pessoas que possuem animais nas mesmas condições, ou seja, para serem castrados, os animais precisarão de uma declaração de que foram adotados ou recolhidos na rua, ou que participam de algum Programa Social. Muito em breve a equipe planeja fazer no distrito de Arabá as castrações.
Todos os animais castrados são chipados conforme lei municipal nº 1.282/2016. Pessoas que estejam recebendo benefícios sociais provenientes do governo federal, estadual ou municipal, através da secretaria municipal de assistência social, ou que recebam renda familiar abaixo de três salários mínimos, poderão se inscrever junto ao Programa Municipal de Controle de Zoonoses para receber a chipagem gratuita.
Equipe é formada pelos médicos veterinários Dra. Louziane A. Costa Amâncio, Dr. Jocimar Beluco e Dr. Rafael Abud, responsável pela unidade