Por Jorge Pontes
A Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga confirmou o primeiro caso de Zica Vírus na cidade. A notificação positiva da doença veio do Instituto Adolfo Lutz. O caso foi diagnosticado em uma gestante de 22 anos, com 35 semanas de gestação. Ainda assim, a mãe deu à luz a uma menina saudável sem qualquer manifestação negativa do Zica Vírus.
Com o registro deste primeiro caso em Votuporanga, a notificação compulsória da doença deve ser encerrada sem o exame de sorologia confirmatório, conforme diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Os serviços médicos do município ficam, assim, autorizados a concluir um diagnóstico de zica clinicamente, sem a obrigatoriedade do exame confirmatório. Exceto às gestantes, em que o examepara confirmação da doença mantém-se obrigatório.
SINTOMAS
Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.
Com informações de Jornal A cidade - http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2016/05/confirmado-primeiro-caso-de-zika-em-votuporanga-n29855