DISQUE 100 E DE

Cidade registrou 282 casos de exploração sexual nos últimos 3 anos

Cidade registrou 282 casos de exploração sexual nos últimos 3 anos

Casos envolvem crianças e adolescentes

Casos envolvem crianças e adolescentes

Publicada há 9 anos


Da Redação


Com o objetivo de atingir um número significativo de pessoas, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), de Fernandópolis, está engajado na Campanha Nacional Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece amanhã, dia 18. Nos últimos três anos, Fernandópolis vem convivendo com casos de abusos e violência contra esta que á a parcela mais indefesa e frágil de nossa sociedade, chegando a alarmantes 282 casos registrados pelo órgão especializado no amparo, defesa e assistência psicossocial de crianças e adolescentes. O serviço de Abordagem Social do Creas firmou importantes parcerias com os supermercados Pessoto Flex, Pessoto Extra, Pessoto Maxi (1 e 2), Sakashita (1 e 2), Pejô, Cidade Canção, e também com os comerciantes da praça de alimentação do Shopping Center Fernandópolis e a Word Games. 


Os funcionários destes estabelecimentos utilizarão bottons e bonés personalizados com a imagem da campanha, justamente para impactar e informar toda a população sobre o principal meio de denúncia de suspeita de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: o Disque 100. Também nesta quarta-feira, das 10h às 14h, uma equipe do Creas estará com faixas nos seguintes semáforos: Rua Brasil com a Rua Amadeu Bizelli (Pernambucanas), Rua Bahia com a Avenida Expedicionários (Edifício 22 de Maio), e Avenida Expedicionários com a Rua São Paulo (Caixa Econômica Federal). 


No próprio Creas, todos os grupos socioeducativos abordarão o tema de forma lúdica e explicativa, buscando a conscientização das famílias. Ainda serão realizadas outras atividades, como entrega de cartilhas explicativas e folders sobre o Creas.


CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VIOLAÇÃO SEXUAL


O PAEFI (Programa de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos). é o responsável pelo atendimento de crianças, adolescente e suas famílias que vivenciam a violência sexual. Este serviço é composto de escuta, estudo social, diagnóstico socioeconômico, atendimentos psicossociais individuais e familiares, visitas domiciliares e técnicas, encaminhamento e articulação com demais órgãos da rede socioassistencial e elaboração de informes aos órgãos de proteção e defesa (Conselho Tutelar, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude). 


O atendimento psicológico às vítimas ocorre na rede de saúde por meio da articulação do Creas, responsável pela inclusão do indivíduo e sua família nas políticas públicas. No Creas, há profissionais de psicologia, serviço social e pedagogia para a realização dos acompanhamentos, que acontecem enquanto a família e o indivíduo ainda se encontrar na violação de direito. Cessadas as situações identificadas, a família é encaminhada para o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para acompanhamento da Proteção Básica. O órgão localiza-se à Rua Curitiba, nº 57, Jardim Santa Rita. Telefones (17) 3442-5320 / 3442-3837.


Confira os dados dos atendimentos de crianças e adolescentes que passaram por acompanhamento no Creas de Fernandópolis nos últimos três anos:

Ano:    Quantidade:

2014 -      120

2015 -        96

2016 -        66


* Com informações da

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Fernandópolis.

últimas