ALARMANTE
Fernandópolis tem nove casos de zika confirmados
Fernandópolis tem nove casos de zika confirmados
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira, dia 18, que Fernandópolis já possui nove casos de zika vírus
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira, dia 18, que Fernandópolis já possui nove casos de zika vírus
Assessoria de imprensa
Neste ano, até o momento, foram 18 notificações da doença, com nove casos confirmados, quatro descartados e cinco pendentes, aguardando confirmação de exames.
De acordo com a Secretaria de Saúde, após a confirmação pelo laboratório de referência, o Instituto Adolfo Lutz-IAL, do primeiro caso de zika no município, os médicos podem confirmar os casos suspeitos pelo critério clínico-epidemiológico, por meio de avaliação que o próximo médico faz do paciente. No caso de gestantes, esta medida não vale, as grávidas com suspeitas da doença necessitam de exames de laboratório para confirmação.
O aumento de casos em Fernandópolis deve-se justamente por esta confirmação clínica.
Das nove pessoas que tiveram zika, três são gestantes, com confirmação pelo laboratório de referência; outros seis casos foram encerrados por exame clínico-epidemiológico; e quatro também confirmados pelo Adolfo Lutz.
O zika vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. O contágio se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o vírus durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de se prevenir contra o zika vírus.
Dengue
Com relação à dengue em 2016, o município notificou até o momento 941 suspeitas, com 727 confirmações e 214 casos descartados.