VISITA RÁPIDA

Guia-atleta da cega mais rápida do mundo estará no Beira Rio amanhã

Guia-atleta da cega mais rápida do mundo estará no Beira Rio amanhã

Publicada há 9 anos

Por Jorge Pontes


Neste sábado, dia 28, os corredores da SuperaAção/Afercan de Fernandópolis receberão uma visita totalmente correlata ao nome da equipe. Os atletas recepcionarão no Ginásio Dr. Querton Ribamar de Souza- Beira Rio-, a partir das 7h, o atual atleta-guia da atleta paraolímpica Terezinha Guilhermina, Rafael Lazarini, que participará dos treinamentos com orientações aos fundistas de Fernandópolis.

Quem convidou o atleta foi seu conterrâneo Jeferson Falchi, treinador da equipe SuperaAção. Os dois são nascidos em Jales e se conhecem de longa data. Lazarini passará treinos específicos para alguns atletas, no que tange principalmente à correção de passadas e demais dicas de corridas.




O treinador da SuperaAção Jeferson Falchi, o guia-atleta Rafael Lazarini e o atleta Vinícius Palácios



 O jalesense Rafael Lazarini sempre foi apaixonado pelo atletismo. Desde pequeno, mostrava aptidão para a corrida, destacando-se nas competições escolares. Mas foi somente depois da adolescência que ingressou no mundo dos esportes, defendendo o nome de sua cidade em competições como na 74ª edição dos Jogos Abertos do Interior, fez parte também da Associação Rio Pretense Pró Atletismo - ARPA e em 2015 tornou-se atleta-guia da Seleção Paralímpica de Atletismo. Correu ao lado de Ricardo Costa de Oliveira, do medalhista paralímpico Lucas Prado e atualmente é atleta-guia da cega mais rápida do mundo e recordista mundial, Terezinha Guilhermina.


Em entrevista, logo que passou a ser guiada por Rafael, a paratleta seis vezes medalhista olímpica, com 17 pódios mundiais e recorde no Guiness Book e atual campeã paralímpica dos 100m e 200m na classe T11, não poupou elogios ao jalesense. “É sangue novo no time, uma motivação diferente. Os meus dois guias, em especial o Rafael, são muito técnicos, o que exige de mim uma perfeição na execução dos movimentos. E é exatamente por isso que aumentamos o volume de treino, pra que essa melhora aconteça e possamos acertar detalhes”, contou.


Lazarini é guia  da paratleta desde o início do ano







últimas