UNIÃO DE FORÇ

Sociedade civil se une em busca de soluções para unidades do Hospital

Sociedade civil se une em busca de soluções para unidades do Hospital

Encontro realizado em Jales contou com a participação de diversas lideranças fernandopolenses

Encontro realizado em Jales contou com a participação de diversas lideranças fernandopolenses

Publicada há 9 anos


lideranças se reuniram em prol das unidades de saúde  



Por Josanie Branco 


Muitas têm sido as ações para evitar o provável fechamento da unidade do Hospital do Câncer de Fernandópolis, extensão do Hospital Pio XII de Barretos, conforme divulgado na última semana pela direção do hospital.


 Dentre as atividades, na última segunda-feira (06), o município foi representando pela Diretoria da AVCC (Associação de Voluntários no Combate ao Câncer) e membros da Associação de Amigos, juntamente com o deputado federal Fausto Pinato, o 1º suplente de deputado estadual Gilmar Gimenes e o vereador Gustavo Pinato,  que estiveram em uma reunião na cidade de Jales.




O encontro, que também contou com a presença da sociedade civil organizada de Jales, aconteceu no gabinete do prefeito Dr. Pedro Manoel Calado de Morais, tendo como principal objetivo a busca de alternativas para o não fechamento das unidades de Fernandópolis e Jales do Hospital do Câncer e a reclassificação da Santa Casa de Jales para Hospital Estratégico.


“Jales está ao lado de Fernandópolis e vamos fazer frente, juntos, para que não deixemos fechar a unidade de lá. Nosso interesse é manter Fernandópolis e ainda criar uma unidade em Santa Fé do Sul, em Votuporanga e Auriflama. Somente Jales não conseguirá fazer nada sozinha”, destacou o prefeito Pedro Calado.

A reunião suprapartidária registrou a participação de representantes da (OAB, ACIJ, Sindicato Rural, Sindicato dos Empregados no Comércio de Jales, AVCC de Jales, Poder Judiciário de Jales, MP Federal, Fórum da Cidadania e HC de Jales.Tentando buscar alternativas viáveis para manter os trabalhos da unidade em Fernandópolis, na manhã do último domingo (05), membros da AVCC realizaram uma reunião para a discussão do tema. O Deputado Fausto Pinato também protocolou Oficio no Ministério da Saúde e na Casa Civil do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, solicitando apoio para o não fechamento.


 E no próximo sábado, dia 11, às 09h, na praça central de Fernandópolis, haverá uma grandiosa manifestação contra o possível fechamento da unidade. De iniciativa popular, a mobilização visa sensibilizar as autoridades para que a unidade possa ser credenciada junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), e desta forma, amenizar o impacto financeiro gerado pelo custo dos tratamentos.


O FECHAMENTO


Na manhã do último dia 1º, por meio de uma coletiva de imprensa, o presidente da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos em várias localidades do País, Henrique Prata, confirmou que a unidade fernandopolense encerrará as suas atividades até o final deste mês.


Durante a entrevista coletiva, Prata destacou que a situação é insustentável e explicou o motivo, tendo em vista a falta de credenciamento ao SUS (Sistema Único de Saúde), a Fundação lida com a queda na arrecadação de recursos tanto do setor privado quanto do público, em razão da crise econômica nacional.


Na ocasião, Prata assegurou que os pacientes, hoje de Fernandópolis, serão atendidos normalmente, todavia, em Jales e em Barretos, para onde os funcionários da unidade de Fernandópolis deverão ser transferidos. Prata também confirmou que não houve nenhuma demissão.



Participantes do encontro realizado em Jales



últimas