ESPORTE

Judô fernandopolense recebe homenagem na Câmara de São Paulo

Judô fernandopolense recebe homenagem na Câmara de São Paulo

Publicada há 9 anos

Assessoria de imprensa


Osmar Aparecido Feltrin, o Mazinho, da Associação de Judô de Fernandópolis, que tem o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura, recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de São Paulo-SP no dia 19 de maio.


A proposta do vereador Jean Madeira (PRB) foi realizar uma cerimônia em homenagem ao Dia do Judoca. Na sessão solene estiveram cerca de mil esportistas de todo o estado de São Paulo. Foram condecorados durante a cerimônia os kodanshas (professores de alta graduação), as academias de judô, representantes da imprensa e empresas ligadas ao esporte.


Mazinho recebeu duas homenagens das mãos do vereador Jean Madeira, uma delas era comum a todos os judocas participantes do evento e a outra era por ele representar os atletas de toda região Alta Araraquarense.

“Para mim, foi muito gratificante receber esta homenagem, porque é a valorização do trabalho que a gente fez na cidade. Fico muito feliz com a lembrança”, disse Mazinho.


Mazinho tem 64 anos de idade, 56 deles dedicados ao judô. Hoje ele é um kodansha e atua como técnico esportivo da Associação de Judô de Fernandópolis, que atende cerca de 100 atletas.

O homenageado disse que o judô mudou a sua vida. “Comecei a praticar o esporte aos 14 anos, porque eu era muito indisciplinado. Hoje, nem penso em parar, por todos os benefícios que ele trouxe à minha vida”, disse.


Ao longo de todos os anos como atleta, Mazinho colecionou alguns títulos, como Jogos Regionais, Jogos Abertos e Campeão Paulista.

Como professor, atua desde 1974 e conhece praticamente todas as pessoas que algum dia praticaram esta modalidade esportiva na cidade. Teve alunos que já venceram o Panamericano de Judô, Sul-americano e muitos outros campeonatos.

No ano de 1980, recebeu também uma homenagem na capital do estado, das mãos do ex-prefeito paulistano Mário Covas.



De origem japonesa, o judô é um esporte de combate individual que no Brasil conquistou prestígio e popularidade por produzir bons resultados em nível internacional, sendo um dos esportes que mais trouxe medalhas olímpicas ao país.

Para o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Francisco de Carvalho Filho, a modalidade apaixona por estimular desafios. “É um esporte que foi criado para que você busque a perfeição naquilo que faz, através da repetição dos movimentos. Isso é uma coisa que acaba envolvendo as pessoas e fazendo com que elas se apaixonem”, destacou.


O vereador Jean Madeira ressaltou, durante a cerimônia em São Paulo, que o estimulo ao esporte entre os jovens pode transformar a sociedade. “O mais interessante é que quando ensinamos à criança o caminho que ela deve andar amanhã, ela cresce e não se desvia dele. O judô é isso, é o caminho suave. Jo quer dizer suave, e Dô, caminho. Quando você pega uma criança e coloca ela nessa modalidade ela aprende muito mais que uma arte marcial, passa a ser filosofia de vida”, afirmou.

últimas