SAÚDE

Prefeitura explica como será o funcionamento da UPA

Prefeitura explica como será o funcionamento da UPA

Publicada há 9 anos


Assessoria de imprensa


A Prefeitura de Fernandópolis deve inaugurar no final deste mês a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Este será um novo espaço destinado para os atendimentos de urgência e emergência, com funcionamento 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Para ajudar a população a entender melhor o serviço, a Secretaria Municipal de Saúde explica será o funcionamento.


A unidade de Fernandópolis leva o nome da médica “Doutora Marize Reis Stefanini” e está localizada na Avenida dos Arnaldos, número 2766, bairro Por do Sol. É ligada diretamente ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atende pelo telefone 192.  


Devem procurar a UPA as pessoas que tiverem pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, entre outras situações de urgência. O objetivo é que 90% dos problemas sejam resolvidos no local, sem a necessidade de encaminhar o paciente para o pronto-socorro da Santa Casa.


Os serviços de rotina continuam sendo realizados pelas unidades básicas de saúde, que são a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde) e têm a função de contribuir para o aumento da qualidade de vida e redução dos encaminhamentos aos hospitais. As unidades básicas de saúde devem ser procuradas em casos de consultas, busca por medicamentos gratuitos, vacina, acompanhamento médico, pré-natal, entre outros.


Classificação de risco

É importante destacar ainda que o atendimento na UPA não é realizado por ordem de chegada, mas por classificação de risco. São atendidos primeiro os casos mais graves. Ao chegar no local, o paciente é avaliado por um profissional que faz a classificação de prioridade. Quatro cores de adesivos apontam a gravidade do problema, entenda:


Vermelha – Alta Prioridade: Pacientes graves com alto risco de morte serão encaminhados imediatamente ao médico.

Amarelo – Média Prioridade: Pacientes graves com possível risco de morte serão rapidamente atendidos, a medida do possível.

Verde – Baixa Prioridade: Pacientes com queixas agudas serão urgência relativa, com prioridade sobre as consultas simples.

Azul – Queixas Simples: Atendimento após os outros níveis, podendo ser encaminhado a outras unidades de saúde.

últimas