CONVÊNIO É V

Atividade Delegada contará com até 180 PMs

Atividade Delegada contará com até 180 PMs

Secretaria da Segurança Pública de SP firmou parcerias com 13 municípios, sendo que deste total, sete são novos convênios e outros seis são renovações ou alterações; medidas visam fortalecer

Secretaria da Segurança Pública de SP firmou parcerias com 13 municípios, sendo que deste total, sete são novos convênios e outros seis são renovações ou alterações; medidas visam fortalecer

Publicada há 8 anos


Municípios e os respectivos convênios assinados com a SSP-SP



Por João Leonel 


O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), firmou sete parcerias com municípios do interior paulista, entre eles Fernandópolis. Os convênios são referentes à Atividade Delegada, fiscalização de trânsito e novas instalações de unidades policiais, e já foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (11), e desta terça-feira (14). Além dos sete novos convênios, outros cinco foram renovados e outro alterado.


ATIVIDADE DELEGADA

Os municípios de Fernandópolis, Araraquara e Taquaritinga assinaram convênios para criação do programa de Atividade Delegada, por meio do qual os policiais militares podem auxiliar os municípios em determinadas atividades. Fernandópolis implantará a medida, inicialmente, por cinco anos e poderá destacar até 180 PMs para integrar o programa. Os três municípios, junto com a Polícia Militar, ainda definirão um plano de trabalho com as atividades que serão desempenhadas. Araraquara e Taquaritinga assinaram a medida por três anos, podendo prorrogá-la por mais dois. A primeira cidade destinará à Atividade Delegada até 120 PMs por mês, a segunda poderá contar com até sete policiais militares. As cinco parcerias renovadas também são referentes à Atividade Delegada. As cidades de Agudos, Andradina, Ourinhos, Votuporanga e Parapuã prorrogarão a parceria vigente por mais dois anos. Outras 43 cidades também contam com o programa. O município de São Miguel Arcanjo, por sua vez, ampliou a quantidade de vagas oferecidas no programa. O município permitia a participação de até 80 PMs por mês, na Atividade Delegada. Com a alteração feita na parceria, poderão atuar até 124 policiais mensalmente.


NOVAS INSTALAÇÕES

Outros dois convênios preveem novas instalações para o funcionamento de unidades policiais. Em Birigui, a Delegacia Central do município e o Plantão Policial passarão a funcionar em um novo prédio, que será cedido pela Prefeitura ao Governo do Estado. O local onde funciona atualmente a unidade policial será desocupado para a construção da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Birigui, que reunirá em um mesmo prédio a Delegacia, o Plantão Policial e também os 1º e 2º Distritos Policiais da cidade. Em Marapoama, o 1º Grupamento da 2ª Companhia do 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) ganhará um novo prédio, que será locado pela Prefeitura. A unidade funcionava em outro imóvel também alugado pelo município. O novo espaço possui melhores instalações para que os policiais militares possam desempenhar suas atividades. O convênio com a cidade de Birigui foi feito para durar dois anos. A parceria com Marapoama terá vigência de cinco anos.


FISCALIZAÇÃO DAS LEIS DE TRÂNSITO

Com os municípios de Três Fronteiras e Itapira, a SSP-SP e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) firmaram parcerias para que os PMs desempenhem atividades de fiscalização das leis de trânsito, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A medida com Três Fronteiras terá cinco anos de vigência. Em Itapira, a atividade já acontece desde 2010 e terá continuidade graças ao novo convênio, que deverá durar também por cinco anos.


DETALHES FINAIS

A Prefeitura de Fernandópolis, através de sua Assessoria de Imprensa, informou que "ainda aguarda os últimos trâmites burocráticos e a entrega, pelo comando local da Polícia Militar, do seu plano de trabalho da Atividade Delegada para renovação do projeto na cidade". De acordo com a lei municipal em vigor, os policiais em Atividade Delegada atuarão na vigilância de espaços e prédios públicos, fiscalização de normas municipais e do trânsito. Ainda segundo a Assessoria da Prefeitura, "o comando da PM informou que o número de policiais envolvidos no convênio não pode ser divulgado por se tratar de uma informação estratégica de segurança". No entanto, a própria Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, através de release encaminhado à Redação deste "O Extra.net" por sua Assessoria de Imprensa, antecipou que, em Fernandópolis, 180 PMs integrarão o programa.

últimas