EDUCAÇÃO

Parceria entre Prefeitura e ‘Meimei’ leva atividades para crianças e adolescentes

Parceria entre Prefeitura e ‘Meimei’ leva atividades para crianças e adolescentes

O serviço é oferecido a jovens do território de abrangência do CRAS Bem Viver

O serviço é oferecido a jovens do território de abrangência do CRAS Bem Viver

Publicada há 4 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

O Lar “Meimei”, por meio da Associação Espírita Beneficente “Pátria do Evangelho” atua em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Fernandópolis. A OSC-Organização da Sociedade Civil desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade do território de abrangência do CRAS III Bem Viver.  

O serviço é desenvolvido por meio de trabalhos com grupos, ações de mobilização para o exercício da cidadania, palestras, articulação com outras políticas setoriais, atividades comunitárias, atividades artísticas/culturais e esportivas entre outras. O objetivo é fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de seus vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos, contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida.  

No mês de outubro foram desenvolvidas atividades abordando o tema “Trabalho Infantil”.As crianças participaram de palestra com a equipe do CREAS e ainda elaboraram e apresentaram teatros, refletiram sobre a música “Criança não trabalha, criança dá trabalho” e confeccionaram cartazes informativos com frases de conscientização para sensibilizar a população.

Os cartazes foram utilizados em uma passeata, onde as crianças percorreram ruas nas proximidades da entidade. A mobilização teve como objetivo estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo.

Ao identificar o contexto de diversas vulnerabilidades vivenciada pelos participantes e seus familiares, notou-se a necessidade de colocar em evidências o potencial das famílias, uma vez que mesmo nas mais complexas situações de fragilidades e desafios a família também dispõe de potencialidades. 

Com o intuito de fortalecer os vínculos familiares dos atendidos, as atividades do mês de novembro foram voltadas ao tema “Família”. Foi proposto ao grupo a elaboração individual de um livro intitulado “Minha Família”. 

O livro contém informações familiares tais como a cultura, os costumes, a organização, a composição, as profissões, habilidades, entre outras. Os trabalhos serão apresentados em uma noite de autógrafos, onde cada família irá conhecer a potencialidade da outra, num momento de integração e fortalecimento das relações familiares e sociais.   

últimas