NÚMEROS ALARMA

Votuporanga registra 14 mortes por afogamentos

Votuporanga registra 14 mortes por afogamentos

Publicada há 9 anos

Por G1


Mesmo durante o inverno, que não costuma ser tão frio no noroeste paulista, muita gente gosta de ir para as prainhas dos rios na região, principalmente para pescar. Mas é preciso ter cuidado com o risco de afogamentos. Segundo os bombeiros de Votuporanga (SP), neste ano 14 pessoas já morreram afogadas nos rios da região.

No levantamento do Corpo de Bombeiros mostra também que no ano passado 27 pessoas morreram afogadas em rios da região. Recentemente, dois pescadores morreram enquanto pescavam.  O motivo, segundo os bombeiros, é sempre o mesmo.  “Pela autoconfiança que eles têm e eles não usam o colete salva-vidas. A gente repara nos rios que a maioria não usa”, afirma o subtenente Amilton Baldissera.


Não é difícil encontrar, na beira dos rios, quem chega da pescaria sem o colete salva vidas. Às vezes, o acessório está dentro do barco, mas é deixado de lado. “Eu não uso porque atrapalha na pescaria, na hora de soltar a rede, mas não é perigoso não”, diz o pescador Cícera Soares.


Outra preocupação dos bombeiros é com os turistas que aproveitam as férias para se divertir nas prainhas da região. O problema, é que dentro da água, a maioria não usa o equipamento indispensável pra segurança: a boia. “O importante é que tomem cuidado na hora de entrar na água se não conhecer o local, pode ser um trecho mais fundo que o outro. Sempre é importante usar boias e coletes”, afirma o bombeiro. G1

últimas