DE VOLTA
Motociclistas de Urupês embarcam de volta para o Brasil
Motociclistas de Urupês embarcam de volta para o Brasil
Grupo estava preso no interior do Chile após fechamento das fronteiras argentinas
Grupo estava preso no interior do Chile após fechamento das fronteiras argentinas
Da Redação
Os motociclistas de Urupês, presos no Chile depois que a Argentina anunciou o fechamento das fronteiras em decorrência da pandemia de coronavírus embarcaram de volta ao Brasil na noite desta terça-feira, 31, em Santiago. O grupo, no entanto, precisou deixar as motos na cidade de Puerto Rio Tranquilo, a 1,9 mil quilômetros da capital chilena.
O quarteto é composto por Fernando Fachine, Luiz Fernando Prata, Cláudio Luís Corniane (pai) e Elton Dosso Corniane (filho). O grupo conseguiu, com apoio do consulado brasileiro no Chile, um voo saindo da cidade de Balmaceda rumo a Santiago. O local, contudo, ficava a 4h de viagem da cidade onde estavam.
Segundo Fernando, o grupo precisou dormir no aeroporto Arturo Merino Benítez. "A gente teve que dormir aqui um dia para voltar para o Brasil. Encontramos outros brasileiros aqui, todos na mesma situação. Tem família aqui, gente que deixou carro, moto, uma loucura”, afirma.
O plano do grupo era ir até Ushuaia, no extremo sul da Argentina, passando pela Carretera Austral, estrada que corta os Andes Patagônicos e liga as províncias do Sul chileno com o centro do país. O quarteto saiu de Urupês no dia 7 de março e entrou em território chileno no dia 11.
O objetivo final era entrar novamente em território argentino para concluir a viagem, mas com o fechamento das fronteiras, o grupo ficou sem saída. O Chile, assim como o Equador, são os dois únicos países da América do Sul a não ter fronteira com o Brasil.
O fechamento da fronteira foi decidido devido à crise mundial provocada pelo coronavírus e a expectativa era a de que as fronteiras fossem abertas no próximo dia 31 de março. No entanto, o presidente argentino, Alberto Fernández, não estendeu a medida até o dia 16 de abril.
Fonte: DLNews