UNIVERSIDADE

Alunos do curso de Medicina formam comissão para pedir ajuda ao MEC

Alunos do curso de Medicina formam comissão para pedir ajuda ao MEC

De acordo com os alunos, instituição "virou as costas" para os discentes

De acordo com os alunos, instituição "virou as costas" para os discentes

Publicada há 4 anos

Gustavo Jesus

Alunos do curso de Medicina da Universidade Brasil criaram uma comissão independente para defender os interesses dos alunos, em especial nas questões relativas às transferências, após o descredenciamento do curso pelo Ministério da Educação.

O primeiro ato do grupo foi a confecção de um abaixo-assinado, pedindo que o MEC interceda na efetivação das transferências.

“Nós abaixo-assinados, alunos do curso de medicina da Universidade Brasil, campus Fernandópolis/SP, solicitamos o auxílio de Vossa Excelência, a fim de efetivar a política de transferência assistida do Sistema Federal de Ensino, nos termos do inciso III do artigo 57 do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017”, diz o texto publicado no site de petições online Avaaz.

A comissão já conta com o apoio de mais de 500 alunos em grupos de Whatsapp. De acordo com uma das lideranças “precisamos de um apoio no MEC para quando enviarmos o abaixo assinado ele chegue na pessoa certa”.

O grupo também criou uma página no Instagram para que alunos denunciem as supostas irregularidades cometidas pela Universidade Brasil.

Os alunos também reivindicam que o MEC assuma as transferências, como está previsto no decreto 9235/2017.

Até essa quarta-feira, 22, 782 alunos já assinaram o abaixo-assinado.

Veja o texto do abaixo-assinado
Nós abaixo-assinados, alunos do curso de medicina da Universidade Brasil, campus Fernandópolis/SP, solicitamos o auxílio de Vossa Excelência, a fim de efetivar a política de transferência assistida do Sistema Federal de Ensino, nos termos do inciso III do artigo 57 do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

Por meio do Despacho nº 31 de 31 de março de 2020, proferido no processo administrativo nº 23123.000606/2019-72, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC descredenciou o curso de medicina da Universidade Brasil e deixou a cargo da referida universidade a realocação dos alunos para outras universidades.

Sucede, que a referida Universidade não está cumprindo a determinação do MEC, uma vez que não está prestando o devido auxílio para a efetivação das transferências.

Como exemplo:
a) Os canais de atendimento entre o aluno e a Universidade não solucionam os problemas dos alunos;
  b) Devido a pandemia causada pelo COVID-19, a Universidade ainda não tem um sistema de ensino à distância que contemple a todos, sendo excluídos do sistema de ensino (i) os alunos inadimplentes, (ii) os alunos do fies que ainda não possuem o seu aditamento, (iii) alunos que possuem divergências na secretaria da universidade

Além disso, devido a pandemia causada pelo COVID-19, as aulas foram suspensas e a Universidade não adotou nenhum diálogo com os alunos para redução das mensalidades.

Diante do exposto, os alunos do curso de medicina da Universidade Brasil, campus Fernandópolis-SP, solicitam à Vossa Excelência que reitere a determinação à Universidade Brasil, a fim de que ela efetive a transferência dos estudantes, bem como determine uma auditoria permanente do MEC na referida Universidade, até a conclusão do curso de medicina aos alunos que não forem transferidos.

últimas