AEDES

Dengue avança na região e cria estado de epidemia em vários municípios

Dengue avança na região e cria estado de epidemia em vários municípios

Votuporanga lidera os casos com 4.579 registros da doença

Votuporanga lidera os casos com 4.579 registros da doença

Publicada há 4 anos

A dengue provocou quatro mortes em Votuporanga

Gustavo Jesus

Paralelamente à epidemia de coronavírus que tem dominado o noticiário nas últimas semanas, um velho inimigo está preocupando os gestores de saúde de toda a região. Os casos de dengue estão aumentando acentuadamente, deixando vários municípios em estágio de epidemia.

Até o fechamento desta edição, três das quatro principais cidade da região registram altos números de incidência da doença provocada pelo Aedes Aegypti, e encaram o estado de epidemia de dengue.

O caso mais grave é o de Votuporanga. Até a quinta-feira, 29, eram 4.579 casos confirmados da doença, com quatro mortes. Desde o início do ano a cidade vive estado de pandemia. Apenas em janeiro e fevereiro foram registrados 2,2 mil casos da doença.

Jales e Fernandópolis têm número semelhante de casos e também estão com uma epidemia de dengue. Fernandópolis tem 679 casos confirmados e Jales 660.

O secretário de Saúde de Fernandópolis, Ivan Veronesi, recentemente fez um apelo para que as pessoas se mobilizem no combate ao aedes durante a pandemia de coronavírus.

“Aproveitem a quarentena para deixar seus imóveis livres de criadouros do Aedes Aegypti. Limpem os quintais, as caixas d’água, as calhas, ralos e cuidem dos vasos de plantas. A prevenção da dengue é algo que precisa do apoio da população", destacou Ivan.

No "eixo" da rodovia Euclides da Cunha, apenas Santa Fé do sul registra poucos casos da doença. Por lá, apenas 33 exames testaram positivo.

Estrela d'Oeste e Urânia também vivem situação crítica. Nas duas cidades, apesar da população inferior aos centros da região, os casos estão na casa das seis dezenas.

Em Estrela d'Oeste são 684 casos confirmados de dengue, enquanto Urânia tem 612. As duas cidades também enfrentam uma epidemia da doença.

Dados do Ministério da Saúde apontam que já foram diagnosticados mais de 500 mil casos da doença no Brasil, em 2020. A pasta também alerta que, historicamente, o período de maior incidência do mosquito transmissor é entre os meses de abril e maio.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

últimas