PANDEMIA

Hospitais da região sentem o aumento de casos de coronavírus

Hospitais da região sentem o aumento de casos de coronavírus

Capacidade de alguns hospitais, como o de Jales, está perto do limite

Capacidade de alguns hospitais, como o de Jales, está perto do limite

Publicada há 4 anos

Santa Casa de Jales está com sua capacidade de atendimento perto do limite

Gustavo Jesus

O governador João Doria (PSDB) divulgou na quarta-feira, 27, o Plano SP, que autoriza os municípios a reabrir o comércio a partir da segunda-feira, 1º. A abertura ocorre no momento que os casos de coronavírus disparam na região e o sistema de saúde começa a ser pressionado pela doença.

Jales é uma das cidades da região que está com a sua capacidade hospital quase no limite. O município tem seis leitos de UTI adulto, um leito de UTI pediátrica e 10 leitos de enfermaria para cuidar de pacientes com Covid-19. Destes, quatro da UTI adulto, um da pediátrica e dois da enfermaria estão ocupados com pacientes da doença.

A Santa Casa de Jales recebe pacientes de 16 cidades da microrregião. O hospital atende cerca de 100 mil habitantes. Entre terça e quarta-feira Jales passou dos 14 casos positivos para 21. Hoje são 24.

Em Votuporanga, a ocupação dos leitos destinados a pacientes com coronavírus tem rondado a casa dos 60%. Por lá são 15 leitos de enfermaria e outros 10 de UTI, separados especificamente para casos da doença.

Nesta sexta-feira, 29, Santa Casa de Votuporanga informou que tem seis pacientes confirmados internados na UTI, cinco na enfermaria. Também há cinco pacientes com suspeita de Covid-19 internados.

Santa Fé do Sul tem apenas um paciente confirmado para coronavírus internado. Na Santa Casa local são oito leitos de enfermaria e um de UTI destinados para tratamento de Covid-19.

Na Santa Casa de Fernandópolis estão disponíveis 19 leitos para tratamento de coronavírus. são 13 de enfermaria e seis de UTI.

De acordo com o informe desta sexta-feira, três leitos estão ocupados com pacientes confirmados da doença e um com paciente suspeito.

A capacidade dos hospitais e a taxa de ocupação são itens fundamentais para que a região avance de fase no Plano SP. Para chegar ao estágio 3 de liberação das atividades econômicas, toda a região - que inclui São José do Rio Preto -, deve mostrar contenção no número de pessoas infectadas e manter número suficiente de leitos de internação livres.


últimas
as mais lidas