TRÂNSITO

Pesquisa mostra que 1 em cada 4 motoristas admite dirigir após beber

Pesquisa mostra que 1 em cada 4 motoristas admite dirigir após beber

Uso de celular ao volante foi confirmado por 51,8%

Uso de celular ao volante foi confirmado por 51,8%

Publicada há 8 anos


Motorista realiza o teste com etilômetro

Da Redação


Uma pesquisa feita a pedido da concessionária de rodovias Arteris mostrou que 26% dos motoristas entrevistados admitem dirigir após consumir bebidas alcoólicas. Isso representa praticamente 1 em cada 4 habilita


030 pessoas entre 15 e 26 de agosto. A maior incidência de motoristas que bebem e dirigem é entre homens, com 30,7%, contra 18,3% de mulheres. A principal faixa etária de quem comete a infração é de até 45 anos, com 28,5%. A pesquisa também questionou os motoristas se eles sempres respeitam os limites de velocidade. Neste caso, 48,7% dos entrevistados afirmaram que dirigem acima da velocidade permitida. Os entrevistados também foram questionados sobre o uso de celular no trânsito, e mais da metade, 51,8%, afirmou usar o aparelho enquanto conduz o veículo, ainda que raramente. Por outro lado, 60,5% do público afirmou sempre respeitar as leis de trânsito, mas 30% dos entrevistados admitiu ter sido multado nos 12 meses anteriores. 


SEGURANÇA 

A pesquisa também questionou motoristas sobre o uso de dispositivos de segurança. Apenas um em cada 10 condutores não usa o cinto de segurança. Porém, o índice dos que cobram o uso do cinto para os passageiros é bem menor, de apenas 31,1%, ou pouco menos de um terço dos entrevistados. Já entre os motociclistas, 90% dos entrevistados afirmou usar sempre o capacete. 


PUNIÇÕES MAIS PESADAS 

Em maio, a ex-presidente Dilma Rousseff sancionou medidas que endurecem as punições previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), principalmente com aumento no valor das multas, que começa a valer em novembro deste ano.

últimas