CORONAVÍRUS

Presos de penitenciária da região produzem máscaras de proteção

Presos de penitenciária da região produzem máscaras de proteção

O portifólio da Funap também inclui toucas, aventais descartáveis e protetores faciais

O portifólio da Funap também inclui toucas, aventais descartáveis e protetores faciais

Publicada há 4 anos

Da Redação

Pelo menos 288 reeducandos custodiados em dez presídios paulistas têm colaborado diariamente no combate ao coronavírus elaborando máscaras de proteção. Em cinco meses, foram confeccionados 6 milhões de itens. Destes itens, 52.250 foram produzidas no Centro de Progressão Penitenciário “Dr. Javert de Andrade”, o CPP de Rio Preto. 

Inicialmente, a linha de produção era focada nos modelos descartáveis. Depois, as ocinas da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), regional de Mirandópolis, ampliaram o leque de opções com máscaras reutilizáveis.

O portifólio da Funap também inclui toucas, aventais descartáveis e protetores faciais. No último dia 31, durante reunião do Comitê Empresarial Solidário contra A Covid-19, o Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo, anunciou que irá doar 500 mil máscaras ao Fundo Social paulista. A doação se soma a outra, anterior, de outras 500 mil doadas máscaras à Secretaria de Desenvolvimento Social. As duas doações equivalem a R$ 605 mil, considerando o custo de produção, insumos e a remuneração dos presos, conforme determina a Lei de Execução Penal, que prevê o pagamento de pelo menos ¾ do salário mínimo.

“Essas máscaras serão distribuídas às pessoas mais vulneráveis e mais necessitadas”, salienta Restivo. “Os reeducandos seguem um rigoroso padrão de higiene e obedecem a protocolo de proteção sanitária aprovado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas”, completou.

As máscaras são adquiridas pelas forças de segurança e órgão públicos e estão à disposição para compra realizada pela sociedade em geral nas regionais da Funap de Mirandópolis, Campinas, Taubaté e Araraquara, além da sede da Funap, na Rua Líbero Badaró, no centro da capital. Mais detalhes pelo e-mail comercial@funap.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3150-1018/1038/0521. O contato da regional da Funap de Mirandópolis é (18) 3701-4344.

últimas