PLEITO
Fernandópolis tem recorde de candidatos a vereador e menor representação de partidos
Fernandópolis tem recorde de candidatos a vereador e menor representação de partidos
Mudança se dá principalmente pelo fim das coligações proporcionais
Mudança se dá principalmente pelo fim das coligações proporcionais
Gustavo Jesus
Quando a lista com os nomes dos candidatos a vereador que concorrerão às eleições municipais deste ano em Fernandópolis começou a circular – em primeira mão em nosso site -, a população e as lideranças políticas exclamaram a mesma expressão: “quanto candidato!”. E eles não estão errados.
Segundo o sistema da Justiça Eleitoral, 173 cidadãos realizaram o pedido de registro de suas candidaturas ao Legislativo. Recorde absoluto neste século. Levantamento feito desde o pleito de 2004 mostrou que essa será a eleição com o maior número de postulantes a uma cadeira na Câmara, mas a menor em quantidade de partidos.
A quantidade de confirmações pode diminuir, já que a Justiça Eleitoral ainda não julgou as candidaturas. Mesmo assim, o recorde deve ser mantido.
O grande número de candidatos e a redução das legendas se deram em razão do fim da coligação para as eleições proporcionais. Com a mudança, as siglas precisarão atingir o coeficiente eleitoral - número de votos necessários para eleger um representante -, sozinhas para conquistar as cadeiras na Câmara Municipal.
HISTÓRICO
Em 2004 foram 110 pedidos, com 102 candidaturas registradas distribuídas em 14 legendas. Nas eleições de 2008 apenas 90 pessoas concorreram a uma vaga no Legislativo, espalhados em 15 partidos.
A partir de 2012 houve um crescimento nos pedidos de candidatura. Naquele ano foram 157 pedidos, com 130 deferimentos em 19 partidos. Nas últimas eleições também foram 130 candidatos, espalhados em 18 siglas, após 138 requerimentos de candidatura.