Assessoria de Comunicação
O período de 18 a 25 de setembro marca a “Semana Nacional de Trânsito”, que neste ano tem como tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Em Fernandópolis serão realizadas ações de conscientização com os moradores.
A campanha, de caráter educativo, é realizada anualmente neste período e conta com a participação do Conseg (Conselho Municipal de Segurança de Fernandópolis), Polícia Militar, Polícia Civil, vários clubes de serviço e Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Postura Urbana.
Esta ação objetiva conscientizar os condutores de veículos e os pedestres no sentido de observarem as regras de trânsito e, consequentemente, colaborarem com a redução do número de acidentes de trânsito no município. A programação consistirá na distribuição de panfletos de orientação, colocação de faixas educativas nas vias públicas, bloqueios de trânsito de orientação, palestras em escolas e divulgação nos órgãos de imprensa local e regional.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). Destacando que cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença.
Semana Nacional de Trânsito
Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura do governo frente a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.