EM AGOSTO...

Estado registra queda de 26% no número de mortes no trânsito

Estado registra queda de 26% no número de mortes no trânsito

Infosiga-SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito

Infosiga-SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito

Publicada há 8 anos

Da Redação


As mortes decorrentes de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo tiveram queda de 6% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015, segundo o Infosiga SP. Foram 226 óbitos a menos nos primeiros oito meses de 2016. Com relação ao mês de agosto, houve queda de 5% nos óbitos relacionados a acidentes de trânsito em relação ao mesmo período de 2015.


Os acidentes com vítimas também mostraram redução tanto no acumulado do ano quanto no mês de agosto, sempre comparando com o mesmo período do ano anterior. No acumulado houve uma diminuição de 23% nas ocorrências. E em relação ao mês de agosto houve queda de 20%, demonstrando índices muito positivos e colaborando para que a meta para 2020, de redução em 50% no número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito seja alcançada.

O Infosiga-SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito.


A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios, que ficam disponíveis através do site www.infosiga.sp.gov.br.


O documento apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em agosto de 2016, por exemplo, 80% envolveram pessoas do sexo masculino, 27% eram jovens de 18 a 29 anos, 37% foram provocados por colisões e 30% atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas eram motociclistas (30%) e pedestres (29%).


MOVIMENTO


O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi lançado em agosto de 2015. É um programa que tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais no trânsito no Estado até 2020. É um programa inspirado na “Década de Ação pela Segurança Viária” estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020.


 O comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Planejamento e Gestão – por meio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-SP, responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no estado.


Para que a meta de redução de 50% no número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito seja alcançada, o governo vem intensificando esforços em atividades voltadas a educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas respostas para acidentes.


 O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil a parceria técnica da Consultoria Falconi e a parceria estratégica do Centro de Liderança Pública – CLP.


 As empresas engajadas são - Ambev, Abraciclo, Arteris, Banco Itaú, Porto Seguro, Optas e Grupo Ultra. Dentre os apoiadores, a Abraciclo, por exemplo, tem um programa chamado Moto Check-Up de avaliação de motos e conscientização no trânsito. Em cada evento, que dura em média três dias, são avaliados gratuitamente 21 itens de segurança das motocicletas presentes.


Já a Arteris possui o Projeto Gerar, um Grupo Estratégico de Redução de Acidentes, esse núcleo agrega profissionais de diversas áreas com o objetivo de implantar planos de ação para a segurança viária, assim como de estudar formas de aprimorá-la cada vez mais.

últimas