FIQUE DE OLHO

Santa Casa volta a alertar familiares de pacientes sobre golpes

Santa Casa volta a alertar familiares de pacientes sobre golpes

'Se receber uma ligação sobre cobrança, não realize depósito algum e comunique a Polícia imediatamente', recomenda protocolo preventivo

'Se receber uma ligação sobre cobrança, não realize depósito algum e comunique a Polícia imediatamente', recomenda protocolo preventivo

Publicada há 9 anos

Resultado de imagem para santa casa fernandópolis

Golpistas usam o nome de diversas Santas Casas Brasil afora



Da Redação


Não bastassem os muitos golpes praticados em toda região, agora os criminosos deram início a uma nova e desleal prática com intuito de comover e persuadir famílias. 

 

 Utilizando o nome da Santa Casa de Fernandópolis de maneira indevida, o praticante do golpe contacta os familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e solicita que seja feito um depósito bancário para custear medicamentos, realização de exames e/ou procedimentos. O mesmo golpe já foi aplicado no município no início deste ano e vem sendo realizado em diversos hospitais de todo o Brasil.


Sobre o assunto, a Santa Casa de Fernandópolis, através da Assessoria de Imprensa, informou que não realiza qualquer cobrança aos seus pacientes do SUS e que todos os trâmites financeiros são realizados por meio do setor de Orçamentos, com a devida expedição de recibos e notas fiscais.

Sobre como os golpistas obtêm acesso às informações dos pacientes internados na UTI, a Santa Casa acredita que isso se dê pela internet. “Estimamos que por meio do acesso a sistemas on-line do SUS, como os de regulação de leitos. Esse mesmo golpe foi praticado em outros hospitais no Brasil. Acompanhando as recentes notícias sobre esses casos, há uma grande dificuldade em localizar as pessoas que aplicam o golpe, já que, por exemplo, as contas que eles abrem para receber os depósitos, normalmente são abertas com documentos falsos”. Outro detalhe, técnico e da área jurídica, é que se a pessoa não depositar o dinheiro, não há crime. “Assim, o B.O. não poderia ser registrado. Por isso, já adotamos um protocolo preventivo, de alertar os familiares que o hospital não faz esse tipo de ligação, nem de cobrança aos pacientes do SUS e, muito menos, solicita depósitos em contas de pessoas físicas”, informa a Assessoria de Imprensa do hospital.


Os familiares que receberem ligações dessa natureza devem comunicar a Polícia Civil, pelo telefone 197, ou no Plantão Policial, não devendo realizar qualquer depósito.


Em caso de dúvidas, a Ouvidoria da Santa Casa de Fernandópolis, está à disposição pelo (17) 3465-6122 ramal 471.

últimas