Por Lívia Caldeira
O evento esportivo Interfef, promovido pela Fundação Educacional de Fernandópolis, está em sua quarta edição e teve início na noite de ontem (06).
Os jogos universitários têm a finalidade de desenvolver as atividades esportivas no meio acadêmico, visando o combate ao sedentarismo e a integração e o intercâmbio sócio-esportivo-cultural entre os universitários, professores e funcionários da FEF.
O maior evento esportivo universitário da cidade de Fernandópolis e região acontece neste ano de 06 a 14 de outubro e conta com a presença de cerca de 700 participantes representando 25 cursos em 6 modalidades esportivas para ambos os sexos.
Segundo o Coordenador do curso de Jornalismo Marcelo Matos, o Interfef é mais que um evento esportivo, é a congregação de alunos, professores e funcionários, juntamente com a sociedade fernandopolense, legitimando a função de uma instituição de ensino no ambiente social no qual ela está inserida.
NOVIDADE
O IV INTERFEF terá na edição deste ano, pela primeira vez, um time de vôlei formado exclusivamente por integrantes LGBT, com cerca de 10 atletas que levantarão a bandeira contra a homofobia.
A ideia foi fruto de discussões durante as aulas de história nas quais foi abordado o tema "Homofobia". O professor de história André Luiz da Silva, idealizador do projeto, comenta: ‘’Estaremos trazendo um tema atual e muito importante para o debate, e como todo debate poderá sim contribuir, mesmo que seja o primeiro passo. Isso pode ser o começo de uma mudança" ao ser questionado sobre a importância de abraçar a causa deste time. Segundo ele o objetivo é possibilitar que estes alunos que fazem parte de uma minoria sociológica busquem cada vez mais seu espaço, podendo assim convidar a comunidade Fefiana e fernandopolense para debater a homofobia.
LOCAIS
As competições acontecem em sete locais diferentes:
- Ginásio de esportes Beira Rio
- Quadra do EELAS
- Quadra da escola Coronel
- Quadra da escola Tanuri
- Escola Estadual Saturnino Leon Arroio
- Casa de Portugal
- Condominio Mais Park
O evento será aberto para toda a população e os organizadores contam com a presença e o apoio das torcidas.
A Orquestra de Sopros de Fernandópolis sob a regência do maestro Fernando Paina marcou presença na abertura do INTERFER - Foto: Michael Wilhans