Assessoria de Imprensa
Um levantamento realizado pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito mostra a significativa queda na quantidade de mortes em acidentes de trânsito registrada em Fernandópolis. De janeiro a agosto de 2015 foram 15 registros, já no mesmo período deste ano, três.
Outro fato importante é que dentre os 15 municípios que possuem convênio com o Governo do Estado de São Paulo para investimentos em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito, houve resultados também na redução na morte de idosos. Entre os municípios com números mais significativos estão: Praia Grande (-55%), São José do Rio Preto (-28%); São Roque (-33%) e Fernandópolis (-100%) no período de janeiro a agosto 2015 em relação à janeiro a agosto 2016.
Enquanto em 2015 houve uma morte de idoso no trânsito de Fernandópolis, neste ano não há registros no mesmo período.
Estes números positivos foram alcançados depois de uma série de estudos e investimentos realizados pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Postura Urbana.
Fernandópolis também foi selecionada pelo Governo do Estado de São Paulo para participar de um convênio em parceria com o Detran com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Depois de uma pesquisa realizada entre Prefeitura, Detran e Polícia Militar, ficou definido o objetivo de tentar diminuir em 50% os índices de acidentes, o desafio era atingir este número, que, conforme dados apresentados pela pesquisa, foi conquistado.
Preventivamente, o município realizou um trabalho de palestras nas escolas, em parceria com a Polícia Militar, para que os alunos cresçam conscientes com relação às leis de trânsito e medidas de segurança. Também participa todos os anos da Semana Nacional de Trânsito, que acontece sempre no mês de setembro, neste período faz a distribuição de panfletos, palestras e coloca faixas educativas pela cidade. Realiza ainda um importante trabalho de estímulo ao uso do transporte público coletivo, com a emissão de carteiras a idosos e deficientes.
Com relação a obras, o município revitalizou a sinalização viária de diversos pontos da cidade; instalou mais redutores de velocidade (lombadas e rotatórias); transformou algumas vias de mão dupla em mão única, garantindo um tráfego mais seguro a pedestres e motoristas; também ampliou as vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes; fez a instalação de novos semáforos e a troca dos antigos por novos, de tecnologia inteligente, um investimento de recursos próprios e também do Fatran (Fundo de Assistência ao Trânsito - que reúne os recursos recebidos com as multas de trânsito aplicadas no município), que somaram R$1.167.769,00.
Agora, a Prefeitura vai operacionalizar ações do convênio que firmou com o Governo do Estado, por meio do Detran, com um investimento de R$513 mil. Este projeto piloto prevê para os próximos meses algumas atividades que serão desenvolvidas em três etapas, a primeira delas contempla a ampliação da sinalização semafórica, de sistemas moderadores de tráfego e de readequação de geometria e sinalização de solo e aérea, serão implantados semáforos em oito cruzamentos, com 20 novos totens, os pontos escolhidos foram monitorados e analisados em parceria com o Detran e Polícia Militar; a segunda etapa consiste em realizar a implantação de novas lombofaixas, rotatórias e minirrotatórias, também em pontos determinados por estudos; já a terceira etapa contempla o treinamento e capacitação de técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito em programação de sinalização semafórica; implantação de sistema informatizado georeferenciado de controlo e análise dos dados de acidentes de trânsito; campanha educativa sobre prevenção e comportamento defensivo nas vias da cidade, com foco em motocicletas; e a intensificação da fiscalização de trânsito, com foco em motociclistas.