Judoca fez quatro lutas para sagrar-se campeão
Por Jorge Pontes
Mais uma vez o judoca fernandopolense, Rubens Inocente Filho, 28, coloca seu nome da história do esporte na cidade. Após ser o primeiro atleta a ser convocado para a seleção olímpica de Judô, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, realizadas este ano, Rubinho garantiu vaga na seletiva para as Olimpíadas de Tókio em 2020.
No domingo (9) ele participou da 15ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Judô e ajudou sua equipe Esporte Clube Pinheiros a garantir o título na categoria Masculino. Dentre os 22 melhores atletas da equipe paulista, o fernandopolense garantiu a medalha de ouro na categoria Meio Pesado (até 100kg) após fazer quatro lutas impecáveis no Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, na Bahia. Até então, Rubinho havia chegado a três finais do Troféu Brasil, mas não conseguira o ouro. Foram duas prata e um bronze.
Como apenas o campeão garante vaga para a seletiva, Rubinho fez a lição de casa e deu mais um importante passo na promissora carreira no Judô.
Se não bastasse a convocação e a recente conquista, com mais este triunfo Rubinho praticamente selou 2016 como um dos anos mais vitoriosos da carreira. Até aqui, ele foi campeão de tudo que disputou. Ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Regionais de Caraguatatuba, representando a equipe de São José dos Campos, em seguida ouro nos Jogos Abertos, venceu a Copa São Paulo, em que participam equipes do mundo todo, venceu o Campeonato Sul-Brasileiro e o Campeonato Paulista.
“Vejo que estou no caminho certo e que todo o sacrifício e todos os obstáculos que encontrei e encontro venho conseguindo superar focado em meu objetivo. O que me deixa mais feliz saber que basta uma oportunidade para mudar as nossas vidas e gostaria muito que as crianças e os jovens acreditassem nisso. Sabemos que o investimento no esporte em nossa cidade é horrível, mas que não podemos nos acomodar diante do que realmente almejamos”, destacou ele, que deixou Fernandópolis aos 14 anos para morar na capital paulista.
Experiente, com passagens pelas equipes de São Bernardo, Criciúma, São Caetano e Palmeiras, Rubinho ainda acumula conquistas expressivas. Ele é tricampeão do Gran Prix nacional, pentacampeão paulista, bicampeão Brasileiro e 5º colocado no Grand Slan de Judô.