PANDEMIA
Falta de remédios do ‘kit intubação’ nos hospitais leva Fausto Pinato a exigir explicações do ministro da Saúde
Falta de remédios do ‘kit intubação’ nos hospitais leva Fausto Pinato a exigir explicações do ministro da Saúde
A falta de 11 tipos de medicamentos compromete o tratamento de pacientes com Covid
A falta de 11 tipos de medicamentos compromete o tratamento de pacientes com Covid
O Brasil não pode ser o vexame do mundo”, afirmou o deputado - Foto: Reprodução
Da Redação
O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) enviou ofício ao ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, exigindo informações sobre as falhas que resultaram no atraso da entrega de medicamentos essenciais ao procedimento de intubação de pacientes internados nas UTI’s de hospitais públicos e privados em ao menos 18 estados, inclusive São Paulo.
De acordo com informações divulgadas pelo Fórum dos Governadores, a falta de 11 tipos de medicamentos em hospitais públicos e privados compromete o tratamento de pacientes internados com Covid, podendo levar a óbito. Os bloqueadores neuromusculares também estão em falta e com previsão de ser entregues no prazo de 20 dias.
Fausto Pinato destacou que a falta de remédios para intubação é mais uma crise dentro de outra crise da saúde brasileira, fruto da falta de sintonia entre a União, estados e municípios no enfrentamento à pandemia. “Precisamos de ações imediatas, concretas e sincronizadas, que envolvam os governos Federal, estaduais e os municípios para salvar vidas. O Brasil não pode ser o vexame do mundo”, afirmou.
O parlamentar destacou a importância de o Brasil reforçar o trabalho em duas frentes, a de reforçar a compra de vacinas e de aumentar o valor do auxílio emergencial aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social, hoje de R$ 250 por família. “Precisamos aprovar medidas econômicas que garantam mais arrecadação para que o Estado tenha condições de aumentar o valor da ajuda”, afirmou.