ARTIGO

Cada segundo é importante

Cada segundo é importante

Por Pablo Dávalos

Por Pablo Dávalos

Publicada há 3 anos

O que é a vida? Muito raramente estamos com o estado de espirito machucado o suficiente para questionarmos o íntimo de nossas almas com esta pergunta. Acontece que o ritmo atordoante de nossa existência, que começa a cada dia com o toque do alarme do celular para nos acordar, causa a imponderação sobre o quão valiosa é a vida, e somente temos um silencio profundo em nossas mentes para pensar a respeito, quando estamos diante de perder um familiar querido ou tristemente doloridos, talvez quando já é tarde demais e percebemos que o perdemos.

Percebemos a nossa insignificância, incoerência e impotência, quando em fração de um segundo observamos a facilidade com que as vidas se perdem, se vão e nos deixam como em uma ligação interrompida sem falarmos do assunto mais importante, talvez nossos sonhos e compartilhar os objetivos com aquela pessoa que tanto amávamos. Não somos nada, hoje estou escrevendo este artigo e milhares de pessoas estão perdendo suas vidas neste exato segundo. É claro que é melancólico pensar que hoje podemos estar aqui mas amanhã não mais, porém é necessário projetar este tipo de cenário, para realizar o exercício de considerar que cada segundo é importante. E se amanhã você não tiver mais a sua mãe ou pai por perto? Não percam um milésimo de segundo com sentimentos ou pessoas egoístas cheias de si e vazias de amor, aproveitem cada fração decimal de tempo para aproveitar pessoas que valem a pena, familiares, velhas amizades, pessoas que se importam com você e respeitam quem você é, e mais importante de tudo: te amam como você é. 

Existem várias maneiras de “morrer”. Uma das piores maneiras é se cercar de pessoas negativas, pessoas egoístas que só pensam no seu próprio bem-estar custe o que custar sem considerar a dor pelo que o próximo pode estar passando. É abominável e devasso o comportamento de pessoas que permitimos fazer parte de nossas vidas, e que diariamente tem a coragem de nós falar a famosa frase “se precisar de algo estou aqui” quando de fato nunca estiveram naquele momento que mais precisamos. Outra forma muito comum de cometer “suicídio” é aceitar entrar em relacionamentos egocêntricos, onde apenas uma das parte se doa ao outro. É bastante comum hoje se falar de amor, onde nunca existiu respeito, empatia ou consideração. Deixe que as pessoas morram com suas decisões ruins, com seus objetivos materialistas, mas você não precisa fazer parte da escolha errada delas. É uma questão de princípios, valores e educação, algumas pessoas tem, muitas não. E quanto mais você se cercar de pessoas assim pior para você, quanto mais longe delas, melhor você vai. 

Faça uma lista das pessoas que realmente valem a pena em sua vida e as mantenha, as demais desfaça-se imediatamente delas, pois cada segundo é importante. Deus é presente em nossas vidas? Sim, claro que é. Mas Ele também é o Deus da sabedoria, e cabe a nós fazer uso da sabedoria que Ele nos deu, separando o bem do mal, conservar as pessoas boas e se livrar das ruins, deixar os egoístas se afogarem eu suas próprias vontades de crescimento materialista e ter dó de sua insignificância. Se sua vida fosse uma empresa, somente você poderia impedir que ela fosse a falência. Então por que não viver como deveríamos, afinal cada segundo é importante. Não temos conhecimento de quando será nosso último segundo, mas podemos evitar qualquer valioso segundo com pessoas que não valham sequer um neurônio queimado com nossos pensamentos. Boa semana a todos.


Pablo Dávalos

Engenheiro de Produção

MBA executivo em Gestão Industrial pela FGV (em andamento)

Green Belt e Black Belt na metodologia Six Sigma

Gerente Administrativo e Consultor em PCP Planejamento e Controle de Produção

últimas