Por G1
Votuporanga passa por um surto de catapora, segundo a Secretaria de Saúde do município. Desde o começo do ano, quase 100 pessoas tiveram a doença na cidade, sendo que no mesmo período do ano passado foram registrados nove casos.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Votuporanga, de janeiro a agosto deste ano foram exatamente 99 casos de catapora foram confirmados no município, o que já caracteriza surto. O aumento nos números tem deixado a população preocupada e os profissionais da vigilância em alerta. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a varicela, também chamada de catapora, é uma doença contagiosa que pode matar se não for tratada. As crianças são as mais atingidas pela doença.
Vacinação contra catapora faz parte do calendário anual
De acordo com a responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Danieli Fortilli, a catapora é caracterizada principalmente pelo surgimento de bolhas vermelhas na pele, espalhadas pelo corpo, que causam coceira e outros sintomas. O contágio acontece através das vias respiratórias e pelo contato com objetos contaminados pelo líquido das lesões.
Segundo a enfermeira, em todo o ano passado foram registrados dez casos da doença, o que deixou todos preocupados com o surto registrado neste ano. "O aumento coincide com o início do período mais frio. Estamos com reforço na vacinação nas escolas e nos postos de saúde. Temos cerca de 150 doses disponíveis em todas as unidades de saúde e vamos encomendar mais se for preciso", diz Danieli.
O alvo da campanha de prevenção são meninos e meninas de nove meses a cinco anos. A principal recomendação é para evitar lugares aglomerados e com pouca ventilação. "Os pais precisam estar atentos. Ao menor sinal dos sintomas deve procurar o posto de saúde e suspender a ida das crianças em creches ou escolas, para evitar a transmissão", aconselha a coordenadora. Em São José do Rio Preto (SP), no ano passado foram registrado 453 casos da doença na cidade. Este ano os registros somam 165 casos confirmados.