DIAGNÓSTICO PR

Campanha “Passos que Salvam” será realizada em novembro

Campanha “Passos que Salvam” será realizada em novembro

Ação visa despertar e conscientizar toda a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e jovens

Ação visa despertar e conscientizar toda a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e jovens

Publicada há 9 anos


Voluntário Cicero Faustino, um dos responsáveis pela organização da Caminhada “Passos que Salvam”, em Fernandópolis



Por Breno Guarnieri


Manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos parecem sintomas comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem as crianças e os adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo.


Pensando nisso, a unidade fernandopolense do Hospital de Câncer de Barretos realizará no próximo dia 27 de novembro, no município, a Caminhada “Passos que Salvam”, uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Para participar basta adquirir um “kit caminhada”, com camiseta, boné e squeeze personalizados do evento, que neste ano, custa R$ 30,00. Em 2016, a caminhada saíra da Praça da Matriz, às 8h30. O trajeto será até o Batalhão da Polícia Militar. Na oportunidade, um personal trainer irá auxiliar no aquecimento dos participantes.  De acordo com Cicero Faustino, voluntário da unidade local, o intuito é também de divulgar aos pais e aos professores quais são os sinais e sintomas da doença. “Muitas vezes a doença pode ser confundida facilmente com outras enfermidades menos graves”, acrescenta. 


CHANCES ELEVADAS 

Com o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, as chances de cura são elevadas em até 95%. Além de disseminar a informação, a “Caminhada Passos que Salvam” também possui uma ação para arrecadar fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital de Câncer Infantojuvenil.
Ao adquirir o kit, cada participante contribuirá de forma significativa com a instituição. 


POR QUE AJUDAR? 

Estima-se que milhares crianças sejam diagnosticadas com câncer no Brasil, sendo que apenas 50% receberão atendimentos. Quando isso acontece, muitos deles já chegam com a doença em estado avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do exame e desinformação dos médicos. Além de ter a semelhança dos sinais e sintomas com patologias comuns da infância. Há também a dificuldade dos profissionais em fechar o diagnóstico dos pacientes, o que atrasa os serviços médicos especializados, por isso, o conhecimento da oncologia pediátrica é tão importante.

últimas