1º CASO DE SP

Fernandópolis tem 38 casos de reinfecção por Covid-19, confirma Veronesi

Fernandópolis tem 38 casos de reinfecção por Covid-19, confirma Veronesi

Números passaram por rigorosa triagem da Vigilância Sanitária

Números passaram por rigorosa triagem da Vigilância Sanitária

Publicada há 3 anos

Critérios para confirmar um caso de reinfecção exigem ao menos um exame PCR - Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

João Leonel

O secretário municipal da Saúde de Fernandópolis, Ivan Veronesi, confirmou à reportagem de “O Extra.net” nesta quarta-feira (30), que o município já registrou 38 casos de reinfecção por coronavírus desde o início da pandemia.

A confirmação passou por uma rigorosa triagem de exames realizada pela Vigilância Sanitária.

“Muitas pessoas fazem vários exames, então o nosso critério é ter dois PCRs na primeira e segunda infecção, ou um teste rápido no primeiro e PCR no segundo. Dois testes rápidos não entram no critério, pois pode ser resultado da infecção anterior. Dentro desse critério, detectamos 38 pessoas reinfectadas em nosso município”, declarou Veronesi.

1º CASO EM SP E 3º DO BRASIL

Em novembro do ano passado, o primeiro caso de reinfecção por coronavírus no estado de São Paulo, e terceiro do país, foi detectado em Fernandópolis, em uma profissional da saúde. O governo estadual confirmou a reinfecção um mês depois, através de checagem de exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, de Rio Preto.

A prefeitura, à época, emitiu uma nota oficial sobre o caso: “Uma mulher, 41 anos, que teve sua primeira infecção em junho. Ela se tratou, curando-se da doença, porém, em novembro apresentou os sintomas e após novos exames foi diagnosticada com uma nova linhagem distinta do coronavírus”. 

O intervalo entre as infecções foi de 145 dias, de acordo com dados do laboratório estratégico do Adolfo Lutz. 

O primeiro caso de reinfecção em todo o Brasil, confirmado após estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), como informou a Agência Brasil em fevereiro deste ano, ocorreu em julho de 2020. 

Ainda de acordo com a Agência Brasil, o Departamento de Medicina da UFS identificou a reinfecção em uma profissional de saúde de Aracaju, capital sergipana. O intervalo entre o primeiro e o segundo contágios foi de 54 dias.

O segundo caso no país foi de uma médica, então com 37 anos, de Natal, no Rio Grande do Norte, que teve dois diagnósticos positivos para Covid-19 num intervalo de 120 dias. A confirmação veio também em dezembro de 2020, como no caso da profissional da saúde fernandopolense, através do Ministério da Saúde. 

Passo a passo do PCR – Proteína C-reativa:

1-) Transforma RNA do vírus em DNA 

2-) DNA é ampliado utilizando fitas de DNA simples 

3-) É observado se há sinais do vírus nas amostras 

4-) Se for positivo, é confirmada a suspeita de coronavírus

últimas