TRÂNSITO

Especialista em trânsito elogia novos semáforos instalados na cidade

Especialista em trânsito elogia novos semáforos instalados na cidade

Publicada há 8 anos


Assessoria de imprensa


“Fernandópolis tem investido no que há de mais atual em sinalização no mundo”. A afirmação é do engenheiro civil e especialista em trânsito, Antonio Clóvis Pinto (Coca Ferraz), que esteve no município esta semana, a convite da empresa Central Placas, que instala os novos semáforos e faz a sinalização da cidade.

O município foi beneficiado por um convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de R$513 mil, sendo R$270 mil em novos semáforos e sinalização horizontal e vertical. Estas verbas são específicas para investimento em melhorias no trânsito.


Com o investimento, Fernandópolis passa a ter oito novos cruzamentos semafóricos, que devem começar a funcionar nos próximos dias. As instalações estão prontas e falta apenas a ligação realizada pela Elektro. São também 75 novas placas de sinalização, todas com o poste vermelho, também com o objetivo de chamar a atenção dos motoristas.


Coca Ferraz destacou que todos os pontos onde os semáforos novos estão instalados foram devidamente estudados e definidos pela Polícia Militar e Detran. “Os pontos beneficiados não são escolhidos aleatoriamente, os sinais são colocados em áreas de grande fluxo de veículos e também onde há mais casos de acidentes de trânsito”, disse.



O especialista falou ainda que o Detran realizou um grande estudo viário de Fernandópolis, iniciado há mais de 10 anos, coordenado pelo Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito da USP de São Carlos, que é dirigido por Coca Ferraz. “Neste núcleo temos contato com estudos internacionais sobre trânsito”, contou.

De acordo com Ferraz, há a redução de 50% de acidentes em municípios onde foram instalados semáforos como os de Fernandópolis, que contêm o relógio para a contagem do tempo. “Eles possuem totens da cor preta para que a atenção seja toda às luzes, garantindo mais segurança e informação ao motorista e pedestre”, destacou.


Em nota técnica, o Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito da USP de São Carlos informou que os estudos científicos sobre o assunto apontam alguns benefícios no emprego do semáforo com indicador de tempo: melhoria da segurança (redução em torno de 50% dos acidentes em razão da maior quantidade de luz e da informação do tempo restante fornecida aos usuários), maior comodidade para os condutores (ficam mais “relaxados” quando há tempo significativo para a mudança de cores e mais “atentos” quando há pouco tempo), maior comodidade e segurança para os pedestres (a informação do tempo facilita a tomada de decisão do momento de atravessar ou não a rua) e, em alguns modelos, expressivo ganho estético – a cidade passa a ter um visual bonito e moderno.

Além disso, Coca comentou sobre as faixas de pedestre nas cores azul e branca. “Elas conseguiram reduzir em 80% os atropelamentos na cidade de Araraquara e têm sido usadas na Europa e outras cidades do Brasil”.


“Do ponto de vista técnico, Fernandópolis executou um excelente trabalho e está tudo perfeito. A população deve comemorar os investimentos”, finalizou Coca, que esteve no município como um consultor técnico da empresa Central Placas.

 

Projeto com o Detran

A próxima etapa do convênio entre Prefeitura e Detran consistirá em realizar a implantação de novas lombofaixas, rotatórias e minirrotatórias, também em pontos determinados por estudos; já a terceira etapa contempla o treinamento e capacitação de técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito em programação de sinalização semafórica; implantação de sistema informatizado georeferenciado de controle e análise dos dados de acidentes de trânsito; campanha educativa sobre prevenção e comportamento defensivo nas vias da cidade, com foco em motocicletas; e a intensificação da fiscalização de trânsito, com foco em motociclistas. 


últimas