MUDANDO

Clima ameno com pancadas de chuva; viu a Lua avermelhada? Saiba mais

Clima ameno com pancadas de chuva; viu a Lua avermelhada? Saiba mais

Nesta quinta, a temperatura foi alta durante toda a tarde, mas tendência é cair à noite: previsão é de chuva para a manhã desta sexta

Nesta quinta, a temperatura foi alta durante toda a tarde, mas tendência é cair à noite: previsão é de chuva para a manhã desta sexta

Publicada há 2 anos

A coloração avermelhada da Lua nos últimos dias é consequência da fumaça das queimadas concentrada com a poluição, efeito de uma “panela de pressão” com os aerossóis injetados na troposfera, por volta de 2 a 8 km de altitude, e transportados pelos ventos: efeito da cor é causado pelo contato entre a luz do Sol (refletida pela Lua) e as partículas de fuligem suspensas na atmosfera


Da Redação

O estado de São Paulo tem registrado forte calor nos últimos dias, bem como baixa umidade do ar. No entanto, uma frente fria deve derrubar os termômetros nas próximas horas. 

O calorão deve se dissipar e a temperatura poderá chegar à mínima de até 20ºC em Fernandópolis. De acordo com o Climatempo, entre o meio-dia e 17h desta quinta-feira (26), as temperaturas máximas bateram 37ºC, 39ºC e 38ºC. O clima ficará muito mais ameno.

Na sexta-feira (27), após a chegada da frente fria, ventos tendem a derrubar ainda mais a temperatura, ajudando a aumentar significativamente os índices de umidade relativa do ar, além de dispersar os poluentes.

O que mais se espera são as pancadas de chuva previstas em algumas regiões do estado de SP, com mais intensidade no centro, oeste e sul. Ainda de acordo com o Climatempo, deve chover em Fernandópolis entre 8h e 10h desta sexta.

LUA AVERMELHADA

Em meio aos elogios à aparência do satélite, o fenômeno está conectado a uma grande camada de poluentes nocivos à saúde humana. O tom avermelhado fica mais intenso quando há partículas de queimadas e poluição na atmosfera.

Nas condições atuais, quando a Lua está próxima do horizonte, a luz por ela refletida precisa passar por uma espessa camada de atmosfera antes de chegar aos nossos olhos. E a atmosfera mais densa, ocupada pelos poluentes, muda essa dinâmica, "absorvendo" a cor verde, azul e violeta, deixando passar somente os tons vermelhos, e em determinados momentos, dependendo dos contrastes naturais, com uma tonalidade alaranjada.

Fontes: Portal UOL e Climatempo.

últimas