FACULDADE LIVRE
Arquitetura e Urbanismo: casa da caixa d’água da antiga Fepasa vira 'sobrado'
Arquitetura e Urbanismo: casa da caixa d’água da antiga Fepasa vira 'sobrado'
Intervenção no patrimônio histórico perdura desde, pelo menos, 2017
Intervenção no patrimônio histórico perdura desde, pelo menos, 2017
João Leonel
Novos imóveis estão sendo construídos na área da antiga estação ferroviária, bem ao lado da linha férrea. As incorporações estão de vento em popa.
A antiga “casa” que abrigava a caixa d’água da saudosa Fepasa virou um sobrado. As imagens foram registradas pela reportagem de “O Extra.net” nesta semana. O sobrado está lá pelo menos desde 2017.
A obra, de fazer inveja à maioria das faculdades de arquitetura e urbanismo, foi levantada sobre um imóvel histórico. A pergunta que fica é: o referido imóvel, em sua construção original, deveria ter sido preservado?
Há muitos anos, vários projetos são prometidos àquela área: Estação Ciência? Estação das Artes? Nada de ciência: a estação está abandonada à própria sorte, deteriorada e caindo aos pedaços. Nada de arte. A não ser se cruzar a linha de ferro.
Outros lotes na região também contam com novas construções, que já têm até postes de energia elétrica instalados.
A OCUPAÇÃO É LEGAL?
Buscando confirmar se há algum projeto de loteamento e infraestrutura para aquela região, a reportagem foi informada de que a área pertence à União. Segundo Carla Filó, funcionária lotada na Secretaria Municipal de Planejamento, da prefeitura de Fernandópolis, “a batalha é grande” para regularizar a ocupação.
“Temos um processo no Cidade Legal para regularização fundiária, mas a batalha é grande para que essa regularização aconteça”, declarou Filó.
Lembrando que o Cidade Legal, Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana, ligado à Secretaria da Habitação do governo de São Paulo, já analisa projetos de loteamentos de diversas chácaras na zona rural de Fernandópolis.
Na imagem, à esquerda, caçamba para entulho e muro levantado em lote na antiga estação
Caixa d’água, não! Sobrado com direito a quintal cercado e cuidado por cachorro: ciência e arte estão atrás da linha de ferro