EDUCAÇÃO

Estrelas literárias do Colégio Objetivo de Fernandópolis

Estrelas literárias do Colégio Objetivo de Fernandópolis

Por Laís Midori da SILVA

Por Laís Midori da SILVA

Publicada há 2 anos

O planeta Unidos foi atacado por um rei muito malvado, chamado Coronavirusvaldo, e salvo por uma família muito especial: o papai Distanciabento, a mamãe Limpaleide e os filhos Mascaclara, Alcoolberto e Vacinício. Já parou para pensar nisso?! Pois bem, é dessa forma lúdica que as crianças lidam com os acontecimentos ao seu redor, transformando as dificuldades em grandes aventuras, enfrentando os desafios e encarando os perigos como se estivessem em um universo recheado de monstros, ogros, fadas e super-heróis. 

Por meio da escrita, esses pequenos cidadãos são capazes de construir universos mágicos, com fadas madrinhas que salvam as florestas dos caçadores mal-intencionados; elfos que não envelhecem; princesas que não querem se casar, pois desejam estudar e viajar pelo mundo; e até TVs que engolem os jogadores, obrigando-os a vencer as fases para poderem retornar à realidade. 

Por meio da escrita (e da leitura, claro!), esses estudantes em constante evolução discutem, de um modo muito leve, os mais diversos e relevantes temas socioculturais: uma abelha que sofre bullying; uma família que dribla a seca na fazenda com a construção de uma estação caseira de tratamento de água; uma menina que fica intrigada e questiona a mãe sobre o fato de não ter nenhuma boneca parecida com a namorada de seu tio, que é uma linda mulher negra; e a fadinha que derrota o tigre malvado e torna-se líder da floresta, oferecendo um mundo de bondade aos moradores que, antes, haviam naturalizado a agressividade. 

O processo de produção dessas e de muitas outras histórias divertidas, reflexivas e emocionantes foi orientado pelas professoras Angela Maria Soares Beraldo e Nívia Mara Gobato Pupim, do Colégio Objetivo de Fernandópolis, em parceria com a “Estante Mágica”, que é uma empresa de impacto social, fundada por Robson Melo e Pedro Concy, a qual já lançou 1.200.000 livros e cujo projeto pretende, até 2030, impactar 1 bilhão de crianças. Vale salientar que a adesão ao projeto pelas escolas e a disponibilização do e-book para as famílias são gratuitas, tendo-se a opção de comprar a versão impressa do livro pelo site. De acordo Robson Melo: “Contar a própria história é um ato de coragem, falar dos medos, dos anseios, das suas fantasias, das suas ideias mais malucas, da sua comida preferida. Mas isso empodera as crianças, isso faz com que elas percebam o valor de escrever a própria história”. 

Assim, pensando em estimular a leitura, a escrita e o protagonismo dos nossos alunos e considerando a necessidade de proporcionar um maior contato dessas crianças com o universo do livro, principalmente em um país que, segundo o IBGE, conta com apenas 100 milhões de leitores, ou seja, cerca de 52% da população, esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ampliar as visitas e o acesso à biblioteca, envolver os pais e os familiares no processo da leitura e estimular o interesse das crianças.

Nesse sentido, as atividades foram desenvolvidas com o 3°, o 4º e o 5º anos do Ensino Fundamental 1, permitindo que os alunos criassem suas narrativas e fizessem, também, a ilustração de suas histórias. As orientações foram realizadas durante as aulas, quando os textos e os desenhos começaram a ser projetados, no entanto, o processo criativo foi dividido em etapas, com algumas delas sendo executadas como tarefa, mas sempre acompanhadas, de perto, pelas professoras. Além disso, houve, ainda, a participação dos pais, que puderam redigir a biografia dos filhos, a qual também constará no livro. 

As orientadoras do projeto, bem como toda a equipe pedagógica do Colégio Objetivo, ficaram muito satisfeitas com o envolvimento e a participação das crianças. Para a professora Angela, “o projeto transforma nossas crianças, tornando-as protagonistas de suas próprias histórias. Ao dar voz e incentivos aos alunos, geramos novos questionamentos, sentimentos e realidades. Com produção dos livros e com a realização da tarde de autógrafos, certamente ajudaremos as crianças, não só na expressão dos sentimentos, como também no desenvolvimento da leitura, escrita, autoestima e de outras competências socioemocionais”. 

A professora Nivia também deu o seu relato e disse que “foi muito gratificante e gostoso ver todos, eufóricos e ansiosos, realizando empenhados a produção. A turma escreve muito bem, tem boas ideias, bons argumentos e produziu histórias fantásticas e maravilhosas. Foram necessárias algumas correções, mas optamos, sempre, por não interferir no texto, pois é o primeiro livro, a primeira grande produção literária do aluno, devendo-se preservar sua identidade e seu estilo”.   

O desfecho desse trabalho acontecerá no dia 11 de dezembro de 2021, no Shopping Center de Fernandópolis, das 13h30min às 17h, quando os livros escritos por nossas Estrelas Literárias serão apresentados aos pais e aos familiares, em uma tarde de autógrafos muito especial. Sem dúvidas, esses alunos sairão dessa experiência mais autônomos e mais autoconfiantes, o que confirma e reforça, ainda mais, a partir do compartilhamento de histórias, experiências, emoções e sentimentos, o poder transformador da leitura e da educação.

últimas