Crônica: O céu e o inferno: um exemplo

Crônica: O céu e o inferno: um exemplo

A simples diferenciação de ambos

A simples diferenciação de ambos

Publicada há 2 anos

MINUTINHO

Pedro negou Cristo por três vezes

Por: Hugo Lapa

Você afirma que tudo na história de Jesus tem algum simbolismo para a vida humana. Qual seria o simbolismo de Pedro ter negado a Jesus por três vezes?

Isso é muito claro. Ainda na Santa Ceia, Jesus disse que Pedro o negaria três vezes antes do galo cantar. Pedro disse que jamais negaria a Jesus e que, se fosse preciso, Pedro morreria junto com ele. No entanto, quando Jesus foi preso, algumas pessoas identificaram Pedro como um dos discípulos de Jesus... e Pedro afirmou que não... que não conhecia a Jesus. Então Pedro o negou por três vezes, até o que galo cantou... cumprindo-se o que Jesus profetizara. Pedro então caiu em prantos. Essa passagem encontra-se em todos os quatro evangelhos.

O que isso significa na vida diária de cada um de nós? A maioria dos cristãos diz amar Jesus, dizem que são seus discípulos e fariam tudo por Jesus. Mas no calor e na intensidade da vida cotidiana, o ser humano parece sempre escolher o caminho contrário ao de Jesus... negando-o simbolicamente... para optar por um caminho que é contrário a tudo o que Jesus ensinou e tudo o que Jesus representa. Isso significa que, todos nós, em muitas situações de nossa vida, agimos da mesma forma que Pedro agiu... negando a Cristo e negando tudo o que o Cristo deveria representar em nossa vida.

Os exemplos são muitos. Jesus deixou bem claro que não devemos julgar ninguém... e quem julgar, será também julgado. Disse que devemos olhar primeiro para nossa vida, nossas questões, olhar primeiro para o argueiro em nossos olhos, ao invés de ficar olhando para o argueiro no olho de nosso irmão. Mas o que o ser humano faz? Julga a todo momento... Julga sempre, esquecendo completamente do ensinamento de Jesus. Nesse momento em que julgamos, somos como Pedro, que primeiro diz que ama Jesus e que até morreria por ele... e depois, quando se depara com situações onde a ilusão bate forte, cedemos à força da ilusão e julgamos, rotulamos e condenamos nosso semelhante, negando a Jesus da mesma forma que Pedro o negou.

O mesmo se dá com todo o resto. Jesus disse para perdoarmos 7 vezes 70 vezes. O que o ser humano faz? Não perdoa e vive com ódio do seu semelhante, escolhendo a via do ódio ao invés da via do amor. Nesse momento, também negamos a Jesus como Pedro fez. Negamos Jesus em muitas situações de nossa vida. Os evangelhos contam que, após negar a Cristo, Pedro chorou amargamente. Isso também é bastante representativo em nossa vida. Sempre que negamos a Jesus, o sofrimento vem como consequência dessa negação, posto que quem pratica os ensinamentos diminui seu sofrimento... mas aquele que não pratica e nega a Jesus, cai no lamaçal da dor, da depressão e do vazio. 

Por isso dizemos que todos os acontecimentos da vida de Jesus ou dos discípulos tem estreita relação com a vida de cada pessoa. Todos nós somos um “Pedro” quando negamos a Cristo optando pelo caminho contrário a via crística. Por isso, precisamos parar de negar Jesus... e sim, aceitar Jesus em nossas vidas. Aceitar Jesus não é idolatra-lo, mas sim ser a expressão do amor na Terra, da mesma forma que Jesus o foi... praticando seus ensinamentos.

CRÔNICA

O céu e o inferno: um exemplo

Por: Autoria desconhecida

Num dia um aprendiz perguntou a seu mestre qual a diferença entre o céu e o inferno, e o mestre respondeu:

- Amado aprendiz, o inferno é como um grupo de pessoas famintas, sentadas ao redor de um monte de arroz delicioso. Cada uma destas pessoas tem nas mãos talheres muito longos e por este motivo elas não conseguem colocar o arroz na própria boca. Por seu egoísmo morrem de fome.

- Já o céu, é um outro grupo de pessoas também sentadas ao redor de um monte de arroz, também com talheres muito longo, só que cada uma destas pessoas alimenta a outra e por este motivo todos ficam satisfeitos e felizes.

Imagem: ilustração. Fonte: Printerest

últimas