ALERTA
Fernandópolis entra em estado de alerta com baixa umidade relativa do ar
Fernandópolis entra em estado de alerta com baixa umidade relativa do ar
Tempo seco, calor forte e baixa umidade do ar contribuem para propagação de incêndios florestais
Tempo seco, calor forte e baixa umidade do ar contribuem para propagação de incêndios florestais
Da Redação
O período de estiagem deste ano vem demostrando que a baixa umidade do ar é significante para o aumento das queimadas, tanto no perímetro urbano quanto rural.
No último dia 21 de julho, as 15h a estação de monitoramento da Ciiagro, instalada na Universidade Brasil, registrou 20,9% de umidade do ar em Fernandópolis. Foi o menor registro do ano no município; maior que os dados registrados na mesma data em 2021, quando naquele ano foi cravado 11%.
A umidade relativa do ar ou umidade relativa é a relação entre a pressão parcial da água contida no ar e a pressão de vapor da água tomada à temperatura do ar. Em outras palavras, a umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura.
Quando a umidade chega a casa dos 12% é considerado estado de emergência. Todo cuidado é pouco, por isso evite atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas; Durante as tardes, mantenha com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais e em casa. Consuma líquidos, de preferência água fresca e ou sucos naturais. Os cuidados devem ser redobrados com crianças e idosos.
Sinal de Alerta
O sinal de alerta emitido pela Defesa Civil compreende para as zonas Urbana e Rural, onde as condições do tempo podem agir como catalisador; tempo seco, temperaturas baixas pela manhã, sol forte no decorrer do dia, associadas com o a baixa umidade relativa do ar, podem carregar uma faísca ou mesmo espalhar um foco de incêndio.
A vegetação seca pode também criar condições para a ocorrência de queimadas, principalmente na regiões periféricas da cidade, que são limitadoras de divisas dos perímetro urbano com o rural, onde a vegetação seca nesta época do ano é predominante.
DICAS
Somente com a sua colaboração que os órgãos responsáveis poderão agir.